Terceiro setor foi tema de aula inaugural da Unifesp

25/09/2014 - 0:00
Terceiro setor foi tema de aula inaugural da Unifesp

A aula inaugural do curso de extensão “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, promovido pelo campus avançado de Extensão Universitária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizada dia 24/9, com tema O Terceiro Setor e os Desafios para as Organizações da Sociedade Civil, lotou o auditório do Centro Cultural Valdelice Prass.

O curso ministrado às quartas e sábados, será dividido em nove encontros, totalizando 40 horas de formação. Em uma aula dinâmica, Alfredo dos Santos Junior, diretor executivo do Instituto Gesc, argumentou sobre o contexto ambiental, traçando um paralelo entre passado, futuro e as inter-relações.

Durante a primeira aula do curso, Alfredo apresentou aos alunos dados que mostram o terceiro setor como algo amplo e em contínuo crescimento, embora, ainda seja pouco profissionalizado e tenha limitações na atuação em rede. Os dados, coletados em 2010, apontam para a existência de 556,8 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos no País, divididas entre as categorias: habitação; saúde; cultura, arte, esporte e recreação; educação e pesquisa; assistência social; religião; sindicatos, associações patronais e profissionais; meio ambiente e proteção animal; desenvolvimento e defesa de direitos; entre outras.

O secretário municipal de Educação, Paulo Vicente dos Reis, agradeceu a parceria com a Unifesp e o Instituto Gesc, ressaltou a qualidade do curso e o compromisso do governo com as organizações do terceiro setor: “Nós temos o desafio de construir uma sociedade cada vez mais forte, com um poder local de resolutividade. Hoje, nós melhoramos e executamos projetos e programas para facilitar a resolução dos problemas sociais e diminuir indicadores preocupantes nas mais variadas áreas. Indicadores que nos desafiam a qualificar a vida do público alvo e fortalecer, ainda mais, o terceiro setor e o estado local, representado por este governo democrático e popular”.

A controladora geral do município, Maria Emília dos Santos, a coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), Odete Oliveira, o membro da administração da Pró-reitoria de Extensão da Unifesp (Proex/Unifesp), João Leonel Belini, o presidente da Câmara Municipal, Doda Pinheiro, e o vereador Clidão do Táxi, também participaram do evento.

O próximo encontro do grupo será quarta-feira, 1º/10, com a participação da engenheira química com 34 anos de experiência empresarial nas áreas de planejamento estratégico, gestão de projetos, tecnologia da informação, processos de fusão e aquisição e sustentabilidade, Cristina Moreno.