Tiago Fonseca vai à Espanha disputar mundial de marcha atlética

23/05/2016 - 0:00
Tiago Fonseca vai à Espanha disputar mundial de marcha atlética

O esportista de marcha atlética, Tiago do Nascimento Fonseca, 26 anos, vai à Espanha para competir no dia 28/5 pelo Challenge Mundial, na cidade de La Coruña, nos 20km. Se alcançar o índice, disputará o Troféu Brasil de Atletismo, que acontece de 30 de junho até 2 de julho no município de São Bernardo do Campo. Ele é atleta do Programa Esporte Cidadão, coordenado pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Embu das Artes.

Tiago ainda terá pela frente o Campeonato Estadual Adulto (dias 4 e 5 de junho), os Jogos Regionais (julho) e Jogos Abertos do Interior em setembro. No mês de fevereiro deste ano, participou do evento teste para as Olimpíadas, 50km, no Rio de Janeiro, no mesmo percurso onde será realizada a prova da modalidade dos Jogos Olímpicos.

“Meu objetivo é manter um ritmo forte para ter bom desempenho nas competições”, afirmou.

O marchador retornou aos treinamentos há 30 dias, após um período difícil de 3 mês fazendo tratamento para se recuperar de uma lesão na parte posterior da coxa. Para ir às Olimpíadas, precisa atingir uma marca abaixo de 1h22m35s, mas reconhece que devido à sua condição física atual, as chances são pequenas. Apesar disso, ele terá duas oportunidades, em La Coruña e, se passar, no Troféu Brasil de Atletismo.

Atleta do Programa Esporte Cidadão e representando Embu das Artes, Tiago começou sua trajetória em 1999. Ele já conheceu 25 países, participou de 1 Panamericano, 1 Sulamericano, 3 Brasileiros, 2 Brasileiros Juvenil, 5 Troféus Brasil de Atletismo, 8 Jogos Regionais e tem no currículo 12 challenges mundiais de marcha.

Atualmente ele é treinado por Adauto Domingues, da equipe do BM&FBOVESPA, e faz suas atividades na pista da USP. Recebe apoio da Art Fitness e Elda Pilates.

Em 2015, Tiago conquistou o 2º lugar nos Jogos Regionais, após 7 anos consecutivos em 1º e também disputou o Troféu Brasil. Competiu no Circuito Mundial, em Portugal, onde obteve a melhor marca da sua carreira, de 1h34min34seg, e ficou entre os 30 mais bem colocados entre 85 marchadores. Foi o 7º melhor marchador no geral, entre 75 atletas, na China, no Around Taihu. Em maio, na China, participou do Challenge de Marcha, na cidade de Tai Hang. Treinou forte durante 50 dias em março, na cidade de Madrid, Espanha, com o professor José Antonio Quintana, considerado o melhor treinador da modalidade.