Tônia do Embu: uma história de amor à cerâmica

05/09/2007 - 0:00
Tônia do Embu: uma história de amor à cerâmica
Acessibilidade

Tônia do Embu faz parte do grupo de apaixonados pelo barro e resgatar a tão nobre técnica da terracota tem sido seu objetivo durante toda sua vida e à frente da coordenação do Memorial Sakai, museu e escola que ensina a jovens e adultos a nobre arte de manuseio do barro até ele virar escultura em terracota, um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vidrada, com cor natural laranja acastanhado, por vezes avermelhada.

À noite, a artista trabalha três, quatro horas no ateliê montado em sua casa em Embu das Artes. Para mostrar parte de sua obra, o Centro Cultural Embu das Artes inaugura na quinta-feira, 6/9, às 19h, a exposição Terracotas: Tônia do Embu, aberta à visitação até 30/9, na Sala Jaldo Jones.

A ceramista nasceu em Embu, foi aluna de Mestre Sakai e hoje ajuda a preservar a sua memória e a formar novos escultores entre os alunos de todas as idades que freqüentam as oficinas do Memorial Sakai que, além de museu, é uma escola gratuita da arte em cerâmica, e que em três anos recebeu cerca de 25 mil visitantes e 300 alunos, principalmente de escolas do município e região. Nascido no Japão, Sakai chegou ao Embu em 1952, onde conheceu e conviveu com Cássio M´Boy e um grupo incrível de artistas que tornaram a cidade conhecida em todo o mundo por sua arte.

"Esta exposição é o resultado do ciclo de toda uma vida dedicada à Arte Cerâmica que acompanhei desde o início", afirma Antonietta Tordino, artista plástica, presidente do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos e do comitê nacional brasileiro da Associação Internacional de Artes Plásticas (Unesco), na abertura do convite da mostra.

Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abril, 29 – Centro – Embu
Tel.: (11) 4781-4462 e 4241-5993
Visitação: todos os dias, das 9 às 18h

----
Compartilhe nas redes sociais