A Secretaria de Saúde de Embu das Artes se fez presente no XXVIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo com direito a condecoração com o IV Prêmio David Capistrano, destinado aos dez melhores trabalhos que retratem iniciativas municipais exitosas de avanço no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Congresso com participação de mais de 60 municípios ocorreu entre 2 e 4 de abril, em Ubatuba, e teve como tema: “SUS 25 anos: desafios e prioridades”. A Secretaria de Saúde de Embu das Artes teve 10 trabalhos selecionados para a XI Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, sendo o trabalho sobre “Formação dos Agentes Comunitários de Saúde”, inscrito por Heloisa Fernandes e Renata Mascarelles, o escolhido, entre mais de 400 iniciativas, para receber a menção honrosa.
O trabalho selecionado faz referência ao curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizado em Embu das Artes, em parceria com o Centro Formador de Pessoal para a área da Saúde e o Ministério da Saúde, com o intuito de desenvolver nos ACS autonomia em suas ações junto às equipes e comunidade.
Segundo Sandra Magali Fihlie, secretária de Saúde, o prêmio é motivo de orgulho: “Esse, dentre outros prêmios que a Secretaria de Saúde conquistou nos últimos anos, tem uma expressão especial por refletir a seriedade do nosso governo com as políticas públicas e o compromisso com a formação dos profissionais da Saúde. Principalmente, por ter sido conquistado em um Congresso com mais de 1.300 convidados e mais de 400 trabalhos inscritos”.
O Curso
A Formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) teve como docentes gerentes de Unidades de Saúde da Família (USF) do Município. Com duração de 400h o curso foi dividido em etapas teóricas e práticas, que também incluíam estágio supervisionado, na própria unidade de atuação.
Durante o estágio, os agentes comunitários foram incentivados a participar e fomentar discussões em sua equipe sobre como o conteúdo teórico aprendido poderia ser aplicado em seu cotidiano de trabalho. Na etapa final, os agentes realizaram um trabalho de conclusão do curso, com reflexões acerca das possibilidades, desafios e limitações do trabalho do ACS, apresentado e discutido com os demais profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e das 14 USF.