Após sete meses de atendimentos, o recadastramento biométrico chega ao fim em Embu das Artes. Cerca de 66% dos 178.270 eleitores do município realizaram o procedimento. Embu das Artes será a primeira cidade da Região Metropolitana a realizar o recadastramento biométrico.
Wagner Góes, 31, foi o último eleitor a se recadastrar. Acompanhado da esposa, dos filhos Kevin (5) e Samuel (1) e, de familiares que também deixaram o recadastramento para a última hora, Wagner dá sua explicação: “Eu já havia tentado me recadastrar outras vezes. Na primeira, vim sem fazer o agendamento, mas a fila estava muito grande e eu desisti. Na segunda, tive um contratempo no trabalho e desmarquei, pois não iria chegar a tempo. Eu trabalho na Av. Paulista e a distância atrapalha bastante”.
Mesmo tendo sido o último eleitor a se recadastrar Wagner reafirma sua responsabilidade como cidadão: “Eu vim porque faço parte do povo brasileiro e sem o título não somos ninguém. Com os documentos em dia as coisas já são difíceis, imagina com o título anulado?”
Os eleitores que perderam o prazo do recadastramento biométrico têm até 7 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral, pois o seu título está suspenso, assim como os demais eleitores que precisem regularizar, transferir o emitir o título. Para isso, é necessário comparecer a Central de Atendimento ao Eleitor, no Parque Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320), portando comprovante de endereço e documento de identidade, para agendar o atendimento, ou, realizar o agendamento no site: www.tre-sp.jus.br.
Haverá ainda plantões especiais de atendimento nos sábados 5, 12 e 26 de abril das 8h30 às 17 horas. A partir de 28 de abril não haverá mais necessidade de agendar o atendimento, que passará a ocorrer pela ordem de chegada. Sem o título o cidadão não pode obter CPF, carteira de identidade, passaporte e empréstimo em bancos oficiais, entre outros impedimentos.