Triagem para detectar problemas oculares em crianças da educação infantil

26/03/2014 - 0:00
Triagem para detectar problemas oculares em crianças da educação infantil
Acessibilidade

Em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Saúde, realizará o programa “Embu Enxergando Melhor”, que iniciará capacitação de profissionais da Educação dia 3/4, das 8h30 às 17h no Centro Cultural Mestre Assis. A ação visa atender as 3.635 crianças matriculadas na rede municipal do Ensino Infantil, fase V, faixa etária média de 5 anos de idade. É esperado que cerca de 20 % necessitem de cuidados oftalmológicos.

Participam do evento a  ortoptista Profª dra Maria Cecília Lapa, docente da Unifesp e 180 professores e educadores e coordenadores de 32 escolas municipais, sob coordenação geral da Universidade, Secretaria Municipal de Educação e Secretária da Saúde, através dos programas Mais Educação, Saúde nas Escolas e Integração Docente Assistencial  (PIDA EMBU Unifesp).

Segundo Maria Cecília, a prioridades  é a saúde ocular dos escolares. “De 1994 a 2011, cerca de 250 alunos do Curso de Tecnologia Oftálmica da Unifesp puderam atuar diretamente com a comunidade e com outros profissionais, desenvolvendo ações intersetoriais compartilhadas de atenção à saúde, 950 novos educadores da rede pública do Município frequentaram as oficinas de treinamento, 45.858 escolares foram submetidos à triagem visual, 8.908 foram encaminhados ao oftalmologista por apresentarem suspeitas de problemas visuais, 2.197 crianças tiveram óculos prescritos e 508 foram cuidadas pelo serviço complementar de ortóptica.”

O professor será treinado para realizar a medida da acuidade visual (característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos) e para observar e relatar a presença de possíveis sinais e sintomas, característicos de dificuldades visuais.  As crianças triadas e selecionadas por suspeita de alteração visual serão encaminhadas, pela escola, para avaliação completa com o oftalmologista da rede municipal de saúde. O agendamento com oftalmologista será garantido a todas as crianças que necessitarem. Os pais serão esclarecidos e receberão um formulário  para levarem à UBS, onde marcarão o dia da consulta.

 

----
Compartilhe nas redes sociais