Tuberculose recebe atenção especial em Embu das Artes

10/03/2005 - 0:00
Tuberculose recebe atenção especial em Embu das Artes

Tosse recorrente por mais de três semanas, perda de peso, suor noturno, febre à tarde ou à noite. Estes sintomas revelam uma grave doença pulmonar: a tuberculose. Para evitar o surgimento de novos casos em Embu das Artes, os profissionais em todas Unidades de Saúde do município fazem o diagnóstico e, se necessário, colhem exames diariamente. O trabalho da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem trazendo resultados positivos. Registrando em média 110 novos casos por ano, Embu das Artes alcança a cura de 88% a 94% de seus pacientes, índice considerado excelente pela Organização Mundial da Saúde. A cidade é um dos 73 municípios prioritários no combate à tuberculose no estado de São Paulo por apresentar mais de 50 casos anuais e população de baixa renda.

A doença é ainda mais grave para os aidéticos, pois é aquela que mais afeta e mata os portadores da AIDS. Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Controle da Tuberculose em Embu das Artes, Leonardo Marcolan, é fundamental que o paciente inicie e mantenha o tratamento por seis meses, período de duração. "Quem abandona ou não faz o tratamento tem 50% de risco de morrer e de tornar a doença crônica em 25% dos casos", alerta. Atualmente 50 pacientes estão em tratamento supervisionado pela Secretaria de Saúde, totalmente gratuito, recebendo inclusive cesta básica de alimentos.

Transmitida pela tosse ou respiração, a tuberculose pode ser disseminada com facilidade, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. A cada 10 doentes, há chance de transmissão para 10 pessoas. Por outro lado, de acordo com o coordenador, "a tuberculose pode ser curada em 100% dos casos se o doente iniciar e manter o tratamento adequado".

Lembrando o Dia Internacional de Combate à Tuberculose, 24 de março, o secretário municipal de Saúde Jorge Harada coordenará uma reunião técnica com profissionais da área, no próximo dia 22. As ações da secretaria de Saúde envolvem ainda intensificação da busca ativa de casos, colhendo exames e investigando a incidência de tosse. Campanhas de atenção à doença serão divulgadas em painéis pela cidade, em folhetos e cartazes afixados nas Unidades de Saúde, no comércio e na rede de transporte municipal. "Nossa meta é atingir 70% dos sintomáticos respiratórios", explica Harada.

A vigilância e o combate permanente a doenças como a tuberculose pelo Governo Municipal têm destacado Embu das Artes. Nos últimos três anos a cidade figura entre as oito premiadas no estado de São Paulo – formado por 645 municípios – pelo controle, tratamento e cura da tuberculose.