No sábado, 6 de novembro, 39 estudantes dos cursos de pós-graduação LatoSensu da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Embu das Artes, e do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino Superior da Universidade Federal Fluminense (LANTE.UFF) apresentaram os trabalhos finais dos cursos Novas Tecnologias no Ensino a Matemática (NTEM) e Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância (PIGEAD). A primeira turma se forma em um semestre bastante importante para a cidade, que recebeu recentemente a implantação do Campus Avançado de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consolidou a construção do campus avançado de graduação da Unifesp, cujo Protocolo de Intenções foi assinado pelo ministro da Educação Fernando Haddad e o reitor da Unifesp Walter Manna Albertoni, dia 29 de outubro.
Emocionada, a secretária de Educação, Rosimary Mendes de Matos, destacou a importância de ter um governo de inclusão que garante oportunidade para todos: “O ex-prefeito Prefeito, eleito recentemente deputado estadual, iniciou um importante trabalho na área educacional, que hoje é comandado pelo prefeito Prefeito”. A secretária afirmou que sonha em breve poder oferecer mais oportunidades para profissionais de outras áreas. “Quero que vocês continuem fazendo outros cursos, aceitem o desafio de tutores e disputem uma vaga para professor na Unifesp” – concluiu.
Os estudantes tiveram quinze minutos para apresentar os trabalhos ao tutores presenciais Fernando Santos de Almeida, do polo Embu das Artes, e Marcelo Silvério, do polo da UAB de Itapetininga. Ana Andréa, coordenadora do polo UAB Embu e Roberta Oliveira, tutora presencial do curso também acompanharam a jornada de apresentação dos trabalhos na Escola Municipal Professor Paulo Freire.
Implantada no município em outubro de 2008, a Universidade Aberta do Brasil é uma ação do Governo Federal para promover o sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior, ampliando o acesso à formação universitária por meio da metodologia da educação à distância. Prevê, ainda, a educação continuada de professores e a oferta da primeira licenciatura aos docentes. Atualmente, o polo Embu das Artes está com 10 cursos em atividade.
“O curso é muito bem estruturado. Os coordenadores e os tutores estão de parabéns. Nossas dúvidas sempre foram esclarecidas prontamente. O retorno era muito rápido”.
Joselice Reis Lelis de Queiroz, 30 anos, aluna da turma de PIGEAD. Moradora de Itapevi trabalha no Centro Administrativo do Banco Santander.
“Iniciei minha pós-graduação na PUC porque não acreditava que o curso da UAB daria certo. Depois de seis meses, fui chamada. O ensino à distância faz você se sentir protagonista do seu aprendizado. Você pesquisa mais, constroi o seu conceito. Diferente do ensino presencial onde você aprende o conceito do professor. Estou triste porque acabou. No curso tinha muita troca, muita interação. Agora sou mais flexível, aprendi e ouvir e a ter mais paciência”.
Rita de Cássia de Oliveira, 43 anos, estudante da turma de NTEM. É moradora do Jardim Santa Tereza e professora de Matemática com habilitação em Física, leciona em escolas estaduais do município e no ProJovem.
“O curso é muito objetivo. Rico em estratégias, por meio dos fóruns, atividades, contato entre tutor e aluno, além do trabalho em equipe”.
Cosme Freire Martins, 40 anos, é professor da rede estadual de ensino da cidade de Osasco e já fez três cursos da UAB. Concluiu o curso de PIGEAD.