Para atrair mais mulheres para fazer o exame de Papanicolau, preventivo do colo de câncer uterino, foi implantado na Unidade Básica de Saúde Valo Verde de Embu das Artes um programa diferenciado. “Informamos à mulher que o melhor presente é a saúde, por isso atrelamos o aniversário dela ao cuidado com o corpo. Ela vem para o Papanicolau e já fazemos mamografia e outros encaminhamentos”, explica a gerente da UBS Valo Verde, Andrea Fonseca.
Na UBS, as mulheres, que chegam para qualquer outra consulta, já avisam a data de aniversário no atendimento, pedindo para serem lembradas, segundo a gerente. Como o exame deve ser realizado anualmente, conforme recomendação médica, a coincidência de datas, aniversário e exame, é trabalhosa. Mas faz parte da proposta de mudar conceitos para elevar o número de exames e salvar vidas. As mulheres convidadas são catalogadas com a ajuda dos agentes comunitários e de enfermagem, que fazem visitas domiciliares, divididas entre Saúde da Criança, Saúde do Adulto e Saúde da Mulher.
Independentemente do novo programa, a UBS Valo Verde, que funciona no mesmo endereço do Centro de Especialidades Médicas Ivone Trindade (estrada São José, 1186, tel. 4244-1473), realiza exames de Papanicolau às segundas, quartas e sextas-feiras, manhã e tarde, até 15h30.
Depois das mulheres, os homens serão alvos das ligações da UBS no Valo Verde. Serão convidados para o teste Antígeno Prostático Específico (PSA), o exame de próstata, no aniversário. “Queremos fazer isso com os homens. Sabemos que será mais difícil porque eles não se cuidam e dão menos importância ao aniversário”, diz Andrea.
Prevenção ao câncer uterino
Nos últimos dez anos, o número de mortes por câncer de colo de útero em relação ao número de mulheres teve queda no País de 5,04 casos, em 2002, para 4,72, em 2012, para cada 100 mil mulheres, segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Porém, o número de mortes aumentou, com crescimento da população no período. Em 2002, a doença matou 4.091 e, em 2012, foram 5.264. O câncer de colo é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Tenta-se reduzir a incidência da doença em mais de cem países, incluindo o Brasil, com a vacinação de meninas de 11 a 13 anos, no ano passado, de adolescentes de 10 e 11 anos, neste ano, e de 9 anos, prevista para 2016, contra o vírus HPV, principal causador desse tipo de câncer. É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal.
Medida semelhante à de Papanicolau
Ainda é cedo para avaliar resultados da medida adotada na UBS Valo Verde, o que a gerente Andrea quer fazer em alguns meses, ao mesmo tempo em que, por determinação do Governo de Embu das Artes, através da Secretaria de Saúde, cumpre prioridades do período, como foco nas doenças crônicas, como diabetes e hepatite, que também precisam ser contidas. Porém, a iniciativa para ajudar no controle do câncer uterino no município pode ser tão eficiente quanto a que norteou a divulgação da descoberta em 1928. O inventor, George Papanicolau (1883-1962), só conseguiu ser ouvido com uma medida simples: reduziu sua tese de 100 páginas, que ninguém leu, para oito, lidas por seus colegas e que oficializou o exame até hoje feito para detectar o câncer de útero.