Unifesp abre cursos de 2014 com UATI

19/03/2014 - 0:00
Unifesp abre cursos de 2014 com UATI
Acessibilidade

“É louvável a iniciativa de vocês. Parabenizo a todos e a todas por valorizarem essa oportunidade. A UATI tem que fazer sentido para a vida do idoso”. Com essas palavras, o prefeito Prefeito abriu os trabalhos de mais uma turma da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), curso da Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal de São Paulo – Campus de Extensão Unifesp Embu das Artes no Centro Cultural Valdelice A. Medeiros Prass.

Segundo o secretário de Educação, Paulo Vicente, a UATI é uma maneira de pensar na melhor idade: “Todas as atividades são realizadas por uma equipe intersecretarial. Ele aprende e é acompanhado por diversos profissionais.”

O senhor Ramiro dos Santos Rodrigues, ex-aluno UATI de 2012 e presidente da Associação de ex-alunos da UATI falou sobre como foi passar por essa experiência: “Começar depois de velho a estudar não é fácil, para muitos é bem complicado, mas passar por experiência como essa, não tem preço. Estou me sentindo orgulhoso por ter conseguido.”

“Nossa terceira turma da UATI demorou para sair, mas temos muito para oferecer a todos os idosos”, disse a pró-reitora de Extensão da Unifesp, professora doutora Florianita Coelho Braga Campos.

Também estiveram presentes à solenidade os vereadores João Leite e dra. Bete, o secretário de Cultura, Alan Leão, a coordenadora da UATI, professora doutora Odete de Oliveira Monteiro.

O curso

O curso, gratuito, visa a oferecer um entendimento para o processo de envelhecimento humano individual e populacional e a sua inter-relação com as áreas de saúde, sociologia, artes, educação física e assistência social. Atende demanda dos idosos em relação ao acesso à educação.

Com foco em direitos do idoso, cidadania, atividade física, saúde, teatro, entre outros temas, o curso estimula o pensamento crítico para as questões decorrentes do processo de envelhecimento por meio da reflexão sobre: “Fatores envolvidos no envelhecimento saudável, o significado e a diversidade sociocultural dos processos de envelhecimento; as teorias biológicas do envelhecimento abordando as alterações em órgãos e tecidos que constituem o substrato de doenças associadas ao envelhecimento; o patrimônio artístico que o circunda e introdução ao pensamento crítico em História da Arte através de seus conceitos fundamentais. Noções gerais sobre patrimônio e linguagem artística, bem como sua análise”.

A UATI oferece cursos às pessoas a partir de 50 anos, para que reciclem e atualizem seus conhecimentos, podendo assim dar uma nova perspectiva às suas vidas. Diplomas ou certificados de escolaridade não são exigidos para poder participar. As atividades englobam aulas de direito, psicologia, história da arte, artes plásticas, oficina de memória, língua portuguesa e literatura, entre outros temas.

O Campus de Extensão Universitária de Embu das Artes foi implantado graças à parceria firmada em 2010 entre a Prefeitura de Embu das Artes e a Unifesp.

As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 13h30 ás 16h30. Cada aula tem duração de três horas e o curso se encerra dia 10/12.

----
Compartilhe nas redes sociais