Unifesp consulta jovens em seminário

25/10/2010 - 0:00
Unifesp consulta jovens em seminário
Acessibilidade

Cem jovens, lideranças e educadores reuniram-se, em 23/10, no auditório da EM Valdelice Medeiros Prass, no Parque Pirajussara, no Seminário de Juventude e Política Pública da Juventude. O encontro com o público-alvo de cursos de extensão nas cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud) – Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba, Embu-Guaçu e Cotia –, faz parte da estratégia educacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desse e do próximo seminário, que será realizado em 27/11, das 9 às 12h, no mesmo local, a opinião de jovens participantes fornecerá mais subsídios para elaboração de diretrizes de curso de longa duração na Universidade. 

Na plateia do auditório no Valdelice, os jovens participantes comemoravam o fato de serem consultados.  “É muito difícil ter reunião para jovem com opinião de jovem. Nesse encontro foi só a gente que falou. E falamos tudo”, disse Aline de Souza Lima, 18 anos, do Projeto Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra. Ao seu lado, a sua colega do Ação Jovem, Cristiane Andrade, 17, acrescentou: “Agora sabemos de coisas para jovens que nem sabíamos que existiam”. Já a estudante de Pedagogia Sandra Gomes, de São Paulo, se inscreveu no seminário em busca de mais conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pelo governo de Embu e outros municípios da região.

O 1º Seminário do Curso de Extensão Unifesp contou com palestras de Maria Virgínia (Magi) de Freitas, socióloga, ex-presidente, hoje membro, do Conselho Nacional da Juventude e coordenadora do Programa de Juventude da Organização Não Governamental (OnG) Ação Educativa; Helena Abramo, socióloga e pesquisadora de temas relativos a juventude, e José Carlos Gomes da Silva, antropólogo, pesquisador da juventude e periferia de grandes centros. O encontro é uma realização do Campus de Extensão Universitária da Região Sul e Sudoeste da Grande São Paulo – Embu das Artes, da Unifesp, e contou com a coordenação de Dinho Mariano, da Assessoria da Juventude da Secretaria de Participação Cidadã da Prefeitura de Embu.  

A consulta aos jovens também  é resultado do encontro inédito de prefeitos do Conisud, realizado em 22/10/2009, em Itapecerica da Serra, uma das reuniões preliminares para implantação da Unifesp. Nela, o prefeito Prefeito sugeriu que os municípios fizessem um levantamento de área disponível para instalação do campus – que depois ficou definido que seria em Embu – e a coleta de dados socioeducacionais, que iriam definir quais aptidões e necessidades da região, para encaminhamento ao ministro da Educação, Fernando Haddad.

----
Compartilhe nas redes sociais