Um sonho que virou realidade. Isso que representou a formatura da primeira turma da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), promovida pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com o Governo da Cidade de Embu das Artes. A Cerimônia ocorreu na noite de quarta-feira, 30/11, no auditório do Complexo Educacional Professora Valdelice Prass.
Esse é um marco histórico para a cidade, pois a Unidade Embu das Artes do Campus Avançado de Extensão da Unifesp é a primeira no país e é parte do projeto de expansão da universidade. “Embu das Artes está sendo uma referência nacional por ter sido a primeira cidade a albergar uma unidade de extensão para depois implantar a de expansão, com o campus de graduação”, enfatizou Eleonora Menicucci de Oliveira, pró-reitora de Extensão da Unifesp. Ela afirmou ainda: “Esta é a consolidação da Unifesp em Embu das Artes”.
O prefeito Prefeito parabenizou o esforço de todos os estudantes e, com a voz embargada e lágrima nos olhos, lembrou do processo de implantação do projeto da Unifesp na cidade desde a primeira reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad, até o comunicado feito pelo reitor da universidade, Walter Manna Albertoni, de que a cidade contaria com um Campus Avançado de Extensão. “Estamos mostrando que é possível criar uma cidade, um país mais justo. Não há desenvolvimento sem investir na educação, e isso é o que nós fazemos”, finalizou.
Os 29 formandos participaram do curso “Qualidade do Envelhecimento” com uma carga horária total de 80 horas divididas em dois módulos: “Envelhecimento ativo, com saúde e qualidade de vida”, de 20 horas, e “Políticas Públicas para a Terceira Idade”, de 60 horas. “Vocês mostraram e estão mostrando que a vida não termina aos 50 anos ou quando os filhos saem de casa”, disse Eleonora Menicucci.
Guiomar Lopes, coordenadora acadêmica da UATI, elogiou o grupo e ressaltou que foi uma oportunidade de trocar experiências, trazer e inserir os conhecimentos da universidade na realidade dos idosos. “O curso foi uma troca de experiências, nós estabelecemos essa mão dupla do conhecimento, então trazemos os saberes que ficam, muitas vezes, restritos como especialidade da universidade e fazemos uma releitura para as experiências dos idosos. Foi uma experiência das melhores que já tive”, disse.
Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim, a vereadora Na, o secretário adjunto de Participação Cidadã, Edson Bezerra Ferrreira, a coordenadora do Centro de Referência do Idoso (CRI), Neuman Inácio do Amaral, secretária de Comunicação, Cristina Santos. Além dos representantes da Unifesp: vice-pró-reitor de Extensão, José Roberto da Silva Bretãs, assessora pró-reitoria de extensão, Conceição Vieira da Silva Ohara, assessor pró-reitoria de extensão, Luiz Kulay Junior, assessor pró-reitoria de Extensão e coordenador do Programa de Integração Docente-Assistencial, Renato Nabas Ventura, Coordenadora da Secretaria de Cursos de Extensão e Eventos e Coordenadora do Campus Santo Amaro, Yara Ferreira Marques, secretária do Gabinete da Pró-Reitoria de Extensão, Malina Arakaki.
Festa e emoção
O momento de maior emoção foi durante a entrega dos certificados recebidos das mãos do prefeito e da pró-reitora. Na sequência, os estudantes soltaram a voz no coral produzido por eles cantando a música “Amigos para sempre”. Também mostraram seus talentos como atores encenando as diversas experiências de vida na peça “Fragmentos de Memórias Vividas”.
Com apenas nove anos, a pequena Maristela Kalil Victoriano da Silva, neta da estudante Neusa Cezarino, impressionou e emocionou a todos com sua voz quando interpretou a música “Juntos para Sempre”. Para fechar com chave de ouro todos os presentes fizeram do palco uma grande roda de samba.
Formação continua em 2012
Atendendo aos pedidos dos estudantes, Eleonora Menicucci anunciou, durante a cerimônia, que, para 2012, haverá continuação do curso. “Agora vamos dar continuidade. Montaremos duas turmas, uma nova e essa que seria o aprofundamento sempre baseado na expectativa, reivindicação e pelo que tem maior valor, maior importância para eles”, explicou Guiomar Lopes.
Formatura dos demais cursos
No dia 7 de dezembro, quarta-feira, às 19 horas, haverá mais formaturas dos diversos cursos de extensão da Unifesp Embu das Artes, sendo eles: Programa Educacional da Cultura Indígena, Diálogo Cênico, Gestão Cultural, Turismo o Melhor Negócio, Introdução à História da África, Dança na Contemporaneidade, História e Poética das Artes Plásticas, Gestão em Turismo, Turismo Receptivo, Corpo, Gênero e Sexualidade, Identidade Cultural Afro-brasileira, Juventudes, Mundo do Trabalho e Políticas Públicas e dos workshops: Musicalidade Africana e Afro-brasileiras, África Viva para Escolas, A Arte do Império de Mali e Vivência em Biomúsica.
A cerimônia será realizada no auditório do Centro Educacional Valdelice Prass (av. Aimará, s/nº – Pq. Pirajuçara).
Confira o que alguns dos formandos acharam do curso:
Edith Silva Santos, 67 anos
“Para mim foi muito importante em tudo, ótimo. Aprendi coisas que nunca tinha visto na minha vida. Espero continuar, não quero parar”
Milta Silva Santos, 65 anos
“Eu era uma pessoa muito tímida, mas agora eu nasci de novo, consigo falar
Ramiro Santos Rodrigues, 70 anos
“Essa foi a maior realização da minha vida, tanto profissional quanto pessoal. O curso para mim foi tudo. Espero daqui para frente ter muito mais. Isso para mim foi um incentivo muito grande. Depois de 70 anos, eu ter essa experiência é muito significante”
Vilma Santos Caldeira, 69 anos
“A importância foi muito grande, para o meu ego, para eu poder aprender e passar para frente tudo o que eu aprendi”
André Araújo, 35 anos
“Eu trabalho em uma clínica como cuidador, faço curso de enfermagem e, depois do curso, tenho condições de trabalhar com mais segurança e habilidade”.