Universidade Federal: Conisud e MEC avançam nas discussões

28/10/2009 - 0:00
Universidade Federal: Conisud e MEC avançam nas discussões
Acessibilidade

Cumprindo o que diz o slogan do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) – “6 cidades, 1 pensamento” –, na quinta-feira, 22 de outubro, o prefeito de Embu, Prefeito, reuniu-se com os prefeitos das cidades que compõem o Consórcio, na Prefeitura de Itapecerica da Serra. Na pauta, a implantação da Universidade Federal na região.

Iara Bernardi, representante do Ministério da Educação (MEC), em São Paulo, e José Adinam Ortolan, vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) participaram da reunião. Ortolan elogiou a preocupação dos prefeitos em trazer para a sua região o ensino superior, aumentando a escolaridade da população. “Essa luta é muito importante e nós apoiamos”, afirmou. Ele ainda explicou que, independente do tipo de instituição que se instalar na cidade (Universidade Federal, expansão de uma universidade ou um Instituto Federal),  é necessário que ela ofereça formação para os professores. “Temos 600 mil professores no Brasil atuando sem formação adequada” – revelou.

Segundo Iara Bernardi, houve uma expansão significativa das instituições de ensino superior no governo Lula. Porém, essa expansão ainda é muito pequena. O projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é uma política pública implementada pelo governo federal. “A meta é chegar a 354 unidades até 2010” – afirmou Iara.

Benefício regional

Segundo o prefeito Prefeito, o movimento não é uma atuação só das seis cidades e sim da região sudoeste, incluindo as subprefeituras de Butantã, Campo Limpo e M’Boi Mirim, que fazem divisa com os municípios do Conisud e que também seriam beneficiadas. “Temos a USP, mas ela não cumpre seu papel” – disse o prefeito. Prefeito também sugeriu que seja realizado um diagnóstico profundo das seis cidades, incluindo a análise técnica da localização dos terrenos que cada uma dispõe para a implantação da Universidade Federal, além de dados socioeducacionais dos municípios. Os relatórios serão encaminhados ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que apoiou a luta dos prefeitos na reunião de 17/8, realizada na Diocese de Campo Limpo, com participação de deputados federais, estaduais, prefeitos e outras lideranças, num ato considerado inédito.

A reunião do Conisud contou ainda com a participação das secretárias de Educação Rosimary Mendes de Matos (Embu), Irani Roschel (Itapecerica da Serra) e Sivanilde de Figueiredo Belo (São Lourenço da Serra), do superintendente do Conisud, Edgar Cruz, do vice-prefeito de Itapecerica, Antonio Trolesi e do presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves.

----
Compartilhe nas redes sociais