UPA Dra. Zilda Arns abre as portas e inicia atendimento à população

16/12/2015 - 0:00
UPA Dra. Zilda Arns abre as portas e inicia atendimento à população

Às 7h da manhã de quarta-feira, 16/12, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Zilda Arns, na região dos Jardins Dom José e Santo Eduardo, abriu as portas para nunca mais fechar. O serviço que funcionará 24h por dia, sete dias por semana, foi entregue sábado, 12/12, à população (confira aqui).

Além do prédio e dos equipamentos, tudo é novo no local, inclusive a rotina e o fluxo de atendimento aos pacientes. Mas, isso não foi problema para os funcionários que, muito prestativos e atenciosos, se esforçavam para garantir um atendimento rápido e eficaz aos usuários.

O prefeito Prefeito esteve presente, supervisionando o funcionamento do equipamento nas primeiras horas de atendimento. Ele conversou com munícipes, percorreu os corredores da nova unidade, deu orientações sobre a organização do tráfego de veículos da rua Poços de Caldas e aferiu a pressão, testando ele mesmo o serviço prestado pelo novo equipamento de saúde.

A UPA 24h conta com recepção e área de espera adulto e infantil, garantindo maior conforto aos pacientes, e surpreende pelo tamanho. Com três pavimentos, elevadores, equipamento de raio-x, eletrocardiografia, pediatria, leitos de observação e equipe de odontologia, é o maior equipamento de saúde da cidade e a maior UPA do país.

Na ocasião, o gestor municipal comentou sobre a reorganização do sistema municipal de saúde, que inclui a inauguração das UBSs Ângela e São Luiz e a transformação do Pronto-Socorro Vazame em Hospital-Leito: “A partir de agora o PS Vazame vira Hospital Leito para garantir conforto para as pessoas que estão internadas. Com essa reorganização nós queremos oferecer um atendimento melhor para pessoas tanto na atenção básica, na média complexidade e na internação. Estou muito contente em conseguir entregar essa obra para o povo de Embu e espero que a população possa usufruir desse espaço da melhor forma possível”.

Nas duas primeiras horas de atendimento, cerca de 67 pessoas passaram pela UPA Dra. Zilda Arns,  A satisfação dos usuários com a agilidade e a qualidade do serviço era evidente. Ouça o depoimento de alguns deles:

Edson Soares Ramos, morador do Jardim São Marcos, avaliou positivamente o atendimento médico que, segundo ele, foi bastante atencioso.

Fábio Luis de Jesus, morador do Jardim São Marcos, procurou a unidade mal conseguindo falar, foi diagnosticado com infecção de garganta, e em 20 minutos já havia sido atendido e medicado.

Ariane Oliveira de Lima, moradora do Jardim da Luz, foi em busca de atendimento para a filha Agatha (1) e elogiou a localização e a  estrutura do prédio.

Acompanharam a abertura da UPA, Fausto Martino, secretário adjunto de Saúde,  Evandro Ruch, assistente técnico,  Emerson Fidelis, coordenador administrativo, Larissa Guaitoli, coordenadora de Atenção Básica, os secretários Paulo Giannini (Governo), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), Cristina Santos (Comunicação) e  Maria Emilia dos Santos (Controladoria), e os vereadores João Leite, Clidão do Táxi, Doda Pinheiro, Jefferson do Caminhão e Carlinhos do Embu.