A Vigilância em Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde, fez na manhã dessa terça-feira (4) ação conjunta envolvendo as secretarias de Obras e Meio Ambiente; a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar Ambiental para apreender cerca de 30 porcos que estavam em um terreno no Jardim Mimás.
Os proprietários do terreno e dos porcos não foram localizados. No local, reside apenas o caseiro, que informou não saber o paradeiro do dono dos porcos. Os animais estavam em péssimas condições, alguns deles com orelhas feridas e patas machucadas, o que impossibilitava a locomoção.
Após a remoção, os fiscais lavraram um auto de infração e a Polícia Militar fez um boletim de ocorrência pelos maus tratos aos animais. O proprietário pode ser indiciado com base na lei ambiental.
Esta é a segunda ação realizada pela Vigilância em Saúde esse ano. A primeira ocorreu em março quando foram apreendidos 22 porcos no bairro São Marcos.
Lembrando que o município de Embu é uma área considerada 100% urbana, assim, a criação de suínos não é permitida. Mais informações na Secretaria de Saúde – Vigilância em Saúde, telefone 4785.3543, as denúncias também podem ser feitas através da Ouvidoria, pelo telefone 0800.770.4114.