A equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Embu das Artes ministrou mais uma capacitação em boas práticas na manipulação dos alimentos, com o objetivo de orientar os comerciantes de mercados, padarias, restaurantes, hortifrutis e outros sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. O encontro aconteceu no Pq. Francisco Rizzo e contou com a presença de mais de 60 pessoas.
Essa prática foi reconhecida e o prefeito Prefeito recebeu essa semana o “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor” (leia aqui), conquistando o 2º lugar na categoria “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária” e o Selo “Inovação e Sustentabilidade”, pela implementação de projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
“O perfil do consumidor mudou e os comerciantes precisam mudar também para atender cada vez melhor, com mais consciência e higiene, por isso ´pegamos no pé´ para que isso se torne rotina em todos os estabelecimentos”, disse a supervisora em Vigilância Ambiental, dra. Aida Mendonça, que ministrou a palestra.
A segurança dos alimentos é necessária para garantir a saúde do consumidor. Estima-se que a falta de higiene na manipulação seja responsável por cerca de 50% dos surtos e intoxicações alimentares. “O consumidor está cada vez mais exigente e as leis estão sendo mais rigorosas”, disse a doutora Aída.
Durante a capacitação foram passadas orientações sobre segurança alimentar, formas adequadas de manuseio e armazenamento de alimentos, higiene pessoal e dos utensílios utilizados, regras de etiquetagem para alimentos fracionados e principais perigos do manuseio inadequado de alimentos, entre outros. As boas práticas visam alertá-los sobre a necessidade de zelar pela saúde do consumidor e da importância disso, para a imagem da sua empresa.
A Vigilância Sanitária de Embu das Artes, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, existe desde 1997. Mas, apenas na atual gestão ultrapassou as barreiras do setor administrativo e ganhou quadro técnico operacional, passando a atuar de forma normativa e educativa, realizando inspeções e prestando orientações aos diversos segmentos da economia local.
A próxima capacitação será para o segmento padaria dia 30/6, a partir das 9h no Pq. Francisco Rizzo, Rua Alberto Giosa, 390.
Para participar das capacitações, os interessados podem ligar para 4785-3543
Para denúncias, ligue para 0800 77 300 05