Vigilância Sanitária realiza capacitação para farmácias

27/10/2016 - 0:00
Vigilância Sanitária realiza capacitação para farmácias

A Secretaria de Saúde de Embu das Artes, através da Vigilância Sanitária de Embu das Artes, realizou mais uma capacitação em boas práticas, agora para farmácias e drogarias, com o objetivo de reconduzir as farmácias à sua função (saúde), estabelecer e qualificar serviços que esses locais podem prestar com critérios pré-definidos e no âmbito da Assistência Farmacêutica (segundo a Organização Mundial de Saúde), evitar o uso indiscriminado de medicamentos, importância dos documentos obrigatórios, dentre outros. A cidade conta com aproximadamente 70 farmácias registradas.

“Sabemos que muitas pessoas sofrem da ‘síndrome do jaleco branco’: quando vão ao médico, não abrem a boca, mas quando vão à farmácia querem que o farmacêutico resolva seus problemas, indicando remédios. Mas não é assim que deve ser. O farmacêutico está ali para orientar”, disse a palestrante e supervisora da Vigilância Ambiental, dra. Aida Mendonça.

Muitas farmácias e drogarias acabam se tornando comércios com todo o tipo de produto ou mesmo de remédios, como é o caso de alguns estabelecimentos que incentivam a compra de medicamentos que não necessitam de receita, criando “ilhas de promoção”, como a dipirona sódica. “Isso é proibido”, alertou a supervisora. Outra prática que deve ser zelada pelo farmacêutico para que não ocorra é a “empurroterapia”, para promover uma automedicação responsável. Nenhum outro profissional poderá realizar a indicação de medicamentos, a fim de evitar possíveis intoxicações e interações medicamentosas (misturar remédios).

Além disso, foram observadas as práticas de higiene no ambiente, como realizar armazenagem de forma correta (local limpo, longe de luz direta e calor excessivo) e atenção especial para produtos próximos do vencimento: “A venda de medicamento vencido é crime e inquérito policial poderá ser instaurado”, falou dra. Aida.

Ana Paula Santana Bernardes representou uma drogaria do Jd. Santa Tereza, e gostou muito da palestra: “É bom saber se estamos trabalhando de maneira correta e dentro das normas”.

“Sempre nos preocupamos com a vigilância, se estamos cumprindo as regras. Já participei em outra ocasião e pretendo vir sempre”, contou Diana Da Silva dos Reis, representante de uma farmácia no Santo Eduardo.

Marcelo Prazeres, proprietário, acredita que “é sempre bom estar inteirado, entender as leis que regem nosso ramo de trabalho”.

Reconhecimento

Esse modelo de capacitção foi reconhecido e o prefeito Prefeito recebeu em maio deste ano o “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”, conquistando o 2º lugar na categoria “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária” e o Selo “Inovação e Sustentabilidade”, pela implementação de projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Leia aqui

Para participar das capacitações, os interessados podem ligar para 4785-3543.