1.500 alunos da EJA recebem material escolar

13/03/2008 - 0:00
1.500 alunos da EJA recebem material escolar

O entusiasmo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era nítido durante todas as entregas do kit de material escolar. Na platéia, diferentes histórias de vida estavam unidas por um só objetivo: receber o material para dar continuidade aos estudos. Desde 2001, ano em que o programa foi implantado, os moradores têm oportunidade de estudar depois de muitos anos, num local próximo de casa e ainda junto aos vizinhos do bairro. Durante quatro horas diárias, as pessoas aprendem, além das disciplinas da grade curricular, a ser cidadãos plenos, compreendendo não só as matérias didáticas, mas também desenvolvendo o espírito crítico.

Atualmente, a população de Embu conta com 21 escolas que oferecem os termos I e II (de 1ª a 4ª série), e três unidades os termos III e IV (de 1ª a 8ª série).  Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes dos termos III e IV têm formação completa, com aulas de Filosofia, Espanhol e Educação Física. Há três anos, os estudantes da EJA, assim como os de educação infantil e ensino fundamental, recebem alimentação escolar de qualidade. Ao invés de lanche, são servidas refeições por meio do sistema “self-service”, compostas por alimentos de qualidade, selecionados cuidadosamente por nutricionistas da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Segundo o prefeito Prefeito, programas como a EJA vem reduzindo consideravelmente o índice de analfabetismo no município, “mas para que possamos avançar ainda mais, é necessário que o Governo Estadual se sensibilize com a população e atenda as suas reivindicações”, disse o prefeito em relação aos alunos que solicitam que o ensino médio seja instalado em escolas próximas de suas residências para que possam dar continuidade aos estudos quando saírem da EJA. Outra reclamação dos participantes diz respeito às aulas oferecida pelo Estado por meio de telecursos e não presenciais, como gostariam. Vale ressaltar que a EJA é uma continuidade do programa Mova (Movimentação de Alfabetização), que alfabetizou mais de 9.000 alunos em Embu.

Para participar da EJA a idade mínima é 14 anos e do MOVA, 15. Não há limite de idade para ambos os cursos. Informações sobre os bairros que possuem núcleos podem ser obtidas pelo Disque Serviços da Prefeitura 0800 7730005.