De 4 a 11 de junho, o Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), realizará várias atividades temáticas em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
O ponto central de discussão da 10ª Semana do Meio Ambiente será “Entendendo a Biodiversidade e a Gestão Urbana: ações integradas para a sustentabilidade da cidade”. O objetivo é sensibilizar, conscientizar e co-responsabilizar os cidadãos, empresas e os órgãos públicos sobre a função de cada um dentro do contexto da sustentabilidade.
Este ano, a programação contará com atividades de observação de aves no Parque do Lago Francisco Rizzo, limpeza e recuperação de rios, debate sobre a Política de Resíduos Sólidos, exposições, oficinas e plantio de árvores. As atividades vão ocorrer no Parque do Lago Francisco Rizzo – Rua Alberto Giosa, 320, Centro.
A observação de aves é um dos focos das atividades no Parque do Lago Francisco Rizzo, porém a observação se estenderá a outros elementos da biodiversidade encontrados no local. Assim, o participante da atividade poderá conhecer a fauna, observar seus hábitos e identificá-las corretamente, se responsabilizando também pela preservação do espaço.
A atividade de limpeza e recuperação das margens do rio Embu-Mirim será feita com a participação da Coopermape – Cooperativa de Reciclagem de Embu -, e com os funcionários da empresa Rádios Frequency Systems (RFS), cuja localização é próxima ao rio. Com essa ação, a empresa pretende envolver e conscientizar seus funcionários em relação à relevância da manutenção e preservação do rio.
O debate sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem como foco apresentar um panorama atual dos resíduos sólidos municipais e esclarecer dúvidas sobre as políticas adotadas para a implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
4 de junho (sábado)
Pavilhão do Parque do Lago Francisco Rizzo
9h – Recepção
9h30 – Abertura
10h – Palestra sobre “Observação de Aves como prática transformadora para Educação e Meio Ambiente”, ministrada pelos biólogos William Mendes, ex-coordenador de uso público no Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual Ilhabela e integrante do Projeto de Desenvolvimento de Ecoturismo na Região da Mata Atlântica (SMA/BID); e Diego Hernandes, biólogo e monitor-educador ambiental do Parque Estadual da Cantareira
11h – Inscrições para as oficinas de saída de campo para observação de fauna e flora do Parque do Lago Francisco Rizzo
14h – Organização dos grupos – Primeira saída de campo.
5 de junho (domingo)
Parque do Lago Francisco Rizzo
Saída de campo para observação de fauna e flora – Inscrições a partir de 23/5. Clique aqui para baixar a fixa de inscrição, após preenchê-la, enviar por e-mail para dea.sema@gmail.com.
8h – Organização dos grupos – Segunda saída de campo.
14h – Organização dos grupos – Terceira saída de campo.
6 de junho (segunda-feira)
9h – Atividade de limpeza e recuperação das margens do rio Embu-Mirim com os funcionários da empresa RFS e representantes da Coopermape.
6 a 10 de junho
(Sala dos Mananciais) – Parque do Lago Francisco Rizzo
Exposição das Ilustrações de Aves feita pela artista e ilustradora Paloma Portela. O intuito é refletir sobre a importância da preservação do ecossistema da várzea e da recuperação ambiental do parque.
• Os agendamentos para a visita monitorada devem ser feitos pelo telefone 4704-4710, ramal 5.
• Plantio integrado nas Escolas Municipais com o Instituto Naativa.
11 de junho (sábado)
Seminário: “ Resíduos Sólidos: Desafios e Perspectivas para a Região Sudoeste”.
8h30 – Recepção e credenciamento
8h45 – Abertura do Dia
9h – Conferências – Sergio Augusto Caruzo, presidente da Ziguia Engenharia Ltda:
• Elcires Pimenta, FESP, técnico responsável pelos Planos de Saneamento e Resíduos Sólidos da cidade de São Bernardo
• Representante do Movimento Nacional dos Catadores
• Carlos Henrique Andrade de Oliveira – Arquiteto e urbanista, consultor do Ministério do Meio Ambiente, com atuação na estruturação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
10h30 – Café
10h45 – Debates.
Local: Parque do Lago Francisco Rizzo
Rua Alberto Giosa, 320 – Centro – Embu das Artes
Programação sujeita a alteração