1º de Maio no Jd. Santa Tereza atrai mais de 15 mil pessoas

04/05/2015 - 0:00
1º de Maio no Jd. Santa Tereza atrai mais de 15 mil pessoas

Mais de 15 mil pessoas – muitas famílias e crianças – participaram da Festa do Trabalhador no largo do jardim Santa Tereza, em Embu das Artes, na sexta-feira, 1º de maio. O evento teve serviços à população e representou um momento de descontração e alegria com shows como da dupla Caju e Castanha e do cantor Péricles, ex-Exaltasamba, que encantou adultos e crianças.

Ao som de atrações como o Grupo Só Encanto, Chama Chuva, Gabriel Melo, Deu Samba na Cabeça, Luiz Wilson e Vando e Júnior, o povo cantou, dançou e sentiu orgulho da atração. A festa, que começou de manhã, com apresentação da Banda Municipal, grupos de balé, capoeira e festival de futebol de salão, também ofereceu aos munícipes serviços gratuitos como aferição de pressão, orientação sobre dengue, atendimento jurídico, emissão de carteira de trabalho, corte de cabelo e oficinas culturais. Mais de 400 pessoas foram atendidas.

Durante ato político, lideranças e sindicalistas discursaram contra o projeto de terceirização das relações de trabalho. O polêmico projeto de lei 4330, de 2004, está em tramitação no Congresso Nacional, já foi aprovado por deputados federais e agora está nas mãos dos senadores.

Representando o prefeito Prefeito, Paulo Giannini, secretário de Governo, afirmou: “Esta é festa do trabalhador, mas também um momento de reflexão sobre as conquistas democráticas, e em defesa dos direitos da classe trabalhadora, conquistados ao longo do tempo e com a luta dos trabalhadores brasileiros”, afirmou.

Carlos Gomes Batista, coordenador do Sindicato dos Químicos em Taboão da Serra, Embu e Embu-Guaçu, promotor do evento, com apoio da Prefeitura de Embu das Artes e do gabinete do deputado Prefeito, disse que a terceirização afeta negativamente o “setor do trabalho, o chão de fábrica”. “Os patrões dizem que é preciso baixar o ‘custo Brasil’. A nossa visão é de que terceirizar é precarizar a mão-de-obra e os direitos trabalhistas”, enfatizou.

Para o líder sindical, a terceirização representa insegurança para o setor e prejuízo aos jovens que entram no mercado de trabalho. “De cada dez trabalhadores acidentados, oito são terceirizados. E para eles, que estão entrando no mercado de trabalho, é um prejuízo. Nós já estamos com um patamar de salário, mas eles vão ter uma perda de 20 a 25%”, acrescentou Carlinhos, que justificou a opção do Jardim Santa Tereza para a realização da festa: “O trabalhador da fábrica está na periferia”, disse Carlinhos.

Prefeito também criticou o projeto de terceirização e defendeu a maior politização da população. “A terceirização é um projeto que tira direitos já conquistados, diminui salário, um desastre para a classe trabalhadora. Tenho certeza que a presidenta Dilma vai vetar, mas espero que o Senado faça mudança”, declarou.

Marcaram presença no 1º de Maio, os secretários Clóvis Cabral (Chefia de Gabinete), Nelson Pedroso (Obras), Alan Leão (Cultura), Cristina Santos (Comunicação), Francisco Iderval (Assuntos Jurídico), André Maestri (adjunto de Esportes), vereador Doda, o presidente da Coopercav , Léo Novaes  e o ex-presidente da Acise, Hillmann Albrecht, além de presidentes de partidos políticos e lideranças comunitárias.

A estimativa de público no 1º de Maio no Santa Tereza é da Guarda Civil Municipal (GCM), que não registrou nenhuma ocorrência durante o evento.

Prefeitura Oferece serviços gratuitos a população

Com grande procura por parte da população, as tendas de serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura, atenderam mais de 400 munícipes durante a Festa do trabalhador, tornando o 1º de Maio um dia ainda mais especial, para as pessoas que passaram pelo local. Confira os depoimentos:

José Andrade da Costa (59), autônomo, não teve folga no Dia do Trabalhador, mas deu uma escapadinha da rotina para cuidar da saúde e dos afazeres domésticos: “Eu estava indo ao mercado, aproveitei para aferir a pressão, está um pouco alta, recebi orientações para procurar auxílio médico”.

O trabalhador do segmento de transporte escolar, José Bonifácio de Araújo (53), fez questão de aproveitar o dia de folga para cuidar da saúde e da aparência, itens que, segundo ele, são imprescindíveis para a sua profissão: “Para quem trabalha com o público é importante ter presença, eu vim em busca dos serviços, tirei a pressão, cortei o cabelo e recebi panfletos de orientação sobre a dengue. Os serviços oferecidos pela Prefeitura são o mais importante dessa festa, nem sempre os trabalhadores têm tempo ou condições para buscá-los. Hoje é um dia especial, temos que aproveitar”.

Já Maria do Socorro Vieira de Paiva (41), costureira, aproveitou a festa do trabalhador para desfrutar de alguns momentos de lazer ao lado do filho Matheus (12): “Eu pego o ônibus aqui todos os dias, fiquei curiosa vendo a montagem da festa e resolvi vir com o meu filho, para me divertir um pouco. Os serviços estão aprovados, já passamos pelas oficinas culturais e se der tempo vou levá-lo para cortar o cabelo”.

A munícipe Michelle Christine de Azevedo Lopez (20) dedicou alguns instantes do 1º de Maio para tirar sua carteira de trabalho, enquanto a mãe Maria Cristina esclarecia dúvidas na tenda de Atendimento Jurídico: “Os meus planos são de colocar meu filho na creche e começar a trabalhar o quanto antes. Eu nunca trabalhei, espero que a data me dê sorte, já não aguento mais ficar em casa”.