2006 Termina com menores índices de violência em Embu

04/01/2007 - 0:00
2006 Termina com menores índices de violência em Embu

O município de Embu, um dos 39 que integram a Grande São Paulo, mantém em queda a trajetória da violência. Em 2006 foram registrados 56 homicídios contra 77 do ano anterior. Apurado pela Guarda Civil Municipal em conjunto com as Polícias Civil e Militar, o número representa uma redução de 37,5% em relação a 2005. De acordo com o governo municipal, é possível diminuir ainda mais os indicadores de violência na cidade, mantendo-se políticas e investimentos em segurança comunitária, educação, esporte, lazer e cidadania, dentre outra ações.

Nas estatísticas oficiais outros indicadores da violência urbana também mostram que Embu está obtendo êxito no combate à criminalidade, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social e melhora a qualidade de vida de sua população. De 2005 para 2006, os furtos caíram de 1.066 para 859, os roubos de 667 casos para 632 e os roubos de automóveis de 267 para 253. Apenas os furtos de veículos (roubo sem violência) tiveram um registro maior de 303 ocorrências para 336 no mesmo período.

Com cerca de 250 mil habitantes, a maioria residente nos bairros periféricos do município, Embu esteve entre as cidades mais violentas do estado de São Paulo de 1999 a 2001. Porém, a partir de 2002, como reflexo das políticas sociais e de segurança pública previstas no programa de governo do prefeito Prefeito, as tristes páginas da violência começaram a ser viradas com resultados animadores. Programas de geração de emprego e renda, estruturação da Guarda Municipal, reformas e construção de espaços de esporte e lazer e o sucesso da Lei Seca são algumas das importantes iniciativas que trouxeram os bons resultados.

Tags: