21 de março: Dia Mundial da Síndrome de Down

21/03/2022 - 15:29
21 de março: Dia Mundial da Síndrome de Down

O dia 21 de março se celebra o Dia Mundial da Síndrome de Down, data que é reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012, e que foi criada a conscientização global acerca da condição.

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e através do Serviço de Proteção Social Especial à Pessoa com Deficiência, promove atividades que garantem a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de seus usuários, entre eles, as pessoas com Síndrome de Down.

O Serviço visa à diminuição da exclusão social tanto do dependente quanto do cuidador, da sobrecarga decorrente da situação de dependência/prestação de cuidados prolongados, bem como a superação das violações de direitos que fragilizam o indivíduo.

Tendo já retornado o atendimento presencial, o Serviço se prepara para a retomada do projeto de Emprego Assistido, realizado em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio, que empregou pessoas com Síndrome de Down em restaurantes da cidade antes da pandemia.

E hoje, com a intenção de promover a reflexão e a análise crítica do tema, o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoa com Deficiência faz a indicação de dois filmes: “Onde nasce a esperança”, do diretor Chris Dowling (2014), e “O filho eterno”, filme brasileiro do diretor Paulo Machline (2016).

Sobre a data

A data não foi escolhida por acaso. O mês de março, ou mês 3, representa a triplicação do cromossomo 21. E o dia 21, já dá para adivinhar, representa o cromossomo que é triplicado, causando A Síndrome de Down (SD), que se caracteriza, portanto, como uma alteração genética.

A Síndrome de Down é a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome. Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.

A Síndrome de Down está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança. Bebês e crianças com Síndrome de Down devem ser acompanhadas desde cedo para diagnosticar questões cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas e visuais.

O desenvolvimento intelectualdas pessoas com a síndrome pode variar de acordo com os estímulos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, essas crianças demandam um acompanhamento profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais.