24/11: Seminário mostra boas práticas em saúde mental

19/10/2016 - 0:00
24/11: Seminário mostra boas práticas em saúde mental

Município atende mais de 7 mil pessoas pelo Programa de Saúde Mental

Embu das Artes realiza o Seminário “Diálogos das cidades em liberdade: atenção psicossocial no território” no dia 24 de novembro, a partir das 9h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro). No mesmo dia e local, às 17h, será aberta a exposição MostrArte: os inumeráveis estados do SER.

Coordenados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Embu das Artes, os eventos encerram as atividades do “Projeto Rede Preceptora – Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”, que possibilitou a implantação de uma política de saúde mental pautada na Reforma Psiquiátrica, Antimanicomial e na Redução de Danos, garantindo uma discussão voltada para a Atenção Psicossocial em cada ponto da nossa rede e para a defesa dos direitos humanos.

O Projeto Rede Preceptora envolveu mais 6 cidades (Moju-PA, Teresina-PI, Guapimirim-RJ, Araçuaí-MG, Eunápolis-BA e Torres-RS) e cerca de 110 profissionais, entre psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, professores, assistentes sociais, enfermeiras, técnicas de enfermagem, dentistas, agentes comunitários e gestores. Foram realizadas 6 oficinas, 20 encontros de supervisão, fóruns sobre saúde mental, participações em seminários e em cursos e produção de vídeo e publicações educativas.

Foi possível promover a troca de experiências e conhecimentos, ampliação de possibilidades e debates, na lógica de uma reflexão sobre a prática e a construção coletiva de um novo saber, sempre focando o cuidado da saúde mental da pessoa na Atenção Básica, respeitando a autonomia e o protagonismo do usuário dos serviços e do trabalhador, sob os princípios dos direitos humanos e sociais.

O trabalho de Embu das Artes é referência nacional, tanto que a cidade foi convidada pelo Ministério da Saúde a colaborar com esse programa de intercâmbio de saúde. O município atende mais de 7 mil pessoas através do Programa de Saúde Mental na Atenção Básica da RAPS. Essa atenção é feita por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS 2 e CAPS AD), do Centro de Convivência, das Unidades Básicas de Saúde, do Consultório de Rua e intersetor, em consonância com a Política Nacional de Saúde Mental.

Já a MostrArte foi organizada pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e ficará em exposição no Centro Cultural Mestre Assis do Embu até 15 de novembro. A mostra foi inspirada nos trabalhos da dra. Nise da Silveira, renomada médica psiquiatra brasileira, aluna de Carl Jung, que foi radicalmente contra as formas agressivas de tratamento de sua época. Ela propiciou uma proposta alternativa através de uma via libertária e rompendo discursos hegemônicos.

Programação do Seminário, dia 24/11:

8h30 – Recepção
9h20 – Intervenção cultural: Grupo Bate Lata (Associação Acorde)
9h30 – Mesa de abertura – Saúde mental no território: o processo do cuidado em liberdade e vídeo Engreneiros
11h10 – Debate
12h20 – Intervenção (prévia da MostrArte)
12h30 – Intervalo
14h – Mesa 2: Direitos humanos e resistência
15h – Debate
16h20 – Intervenção: vídeo “Cidade em Liberdade”
16h30 – Encerramento do Seminário e abertura da MostrArte com Katia Frediani

Endereço: Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes.