‘4 Notáveis Artistas Nikkeis’ reúne obras de Kaneko, Takada, Harada e Sakai

Alex Natalino
13/06/2022 - 11:07
'4 Notáveis Artistas Nikkeis' reúne obras de Kaneko, Takada, Harada e Sakai

Embu das Artes receberá a exposição coletiva “4 Notáveis Artistas Nikkeis” com obras de Ken Kaneko, Milton Takada, Susumo Harada e do saudoso Mestre Sakai a partir do dia 17/06, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, com a curadoria de Paulo Dud e a realização da Secretaria Municipal de Cultura.

A mostra acontece no ano em que se comemora os 114 anos da imigração japonesa no Brasil, e a iniciativa de projetar a cultura do Japão já é uma tradição na cidade, como o acontecimento anual da “Semana da Cultura Japonesa” e a exemplo de outras exposições ocorridas anteriormente como a “Nikkei Art & Craft”.

A palavra nikkei define as pessoas que são imigrantes japoneses ou descendentes e, no Brasil, onde a presença da colônia nipônica é grande e sua cultura foi amplamente difundida, há inúmeros nikkeis que se destacam em diversas áreas e, muitos deles, são reconhecidos nas artes plásticas em nível nacional e internacional.

Serviço:
4 Notáveis Artistas Nikkeis – com Ken Kaneko, Milton Takada, Susumo Harada e Mestre Sakai
De 17/06 até 30/06 – segunda a sexta (9h às 19h) e fins de semana (9h às 17h)
No Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes). Informações: (11) 4781-4462
Abertura: sexta-feira (17/6), às 16h

Sobre os artistas

Ken Kaneko – tem 87 anos de idade, é ator e artista plástico. Nasceu em Yokohama, no Japão, e migrou para o Brasil nos anos 60. Como pintor, participou da 7ª e da 9ª Bienal de Artes de São Paulo e de salões de arte como o Bunkyo. Kaneko também se destacou na Exposição Nikkei Art & Craft de Embu das Artes. Como ator, trabalhou em comerciais, novelas de televisão e em diversos filmes do cinema, entre eles, “Gaijin – Os Caminhos da Liberdade”, “O Beijo da Mulher Aranha” e “Sua Excelência, O Candidato”.

Milton Takada – músico e artista plástico, formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Takada pinta há mais de 40 anos e, desde 1985, participa de salões pelo interior e litoral paulista em exposições individuais e coletivas. Recebeu prêmios da Secretaria de Estado da Cultura no 1º e no 2º Salão de Artes Plásticas da Grande São Paulo e a medalha de ouro no Salão Bogainville de Arte em Alphaville. Em Embu das Artes, apresentou a mostra Pizzaria Brasil, entre outras.

Susumo Harada – é um dos maiores artistas nipo-brasileiros, dominando a escultura e a pintura em técnicas de arte contemporânea. Mas é na gravura que desempenha a sua arte com maestria. Ele também é um dedicado pesquisador no âmbito da arte conceitual, propondo instalações que discursam em torno de questões sociais. Descendente de pais japoneses, Harada nasceu em 1938, é radicado em Itapevi, onde trabalhou por 12 anos como agente cultural da Prefeitura de Itapevi, e participou de salões de arte e de diversas exposições. É autor de livros sobre a pesquisa do “caminho do Peabiru”, que é uma milenar rota que ligava os oceanos Atlântico e Pacífico, atravessando o Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru.

Mestre Sakai – Tadakiyo Sakai nasceu em Nagasaki, no Japão, chegou ao Brasil em 1928 e a Embu das Artes em 1930, tornando-se um dos mais importantes terracotistas do País. Morreu aos 67 anos, em 1981, e deixou um importante legado para o município e para a cultura nacional, sendo reconhecido ao lado de outros grandes artistas como Tomie Ohtake, Mestre Vitalino e Antônio Poteiro. Em Embu das Artes, Sakai consolidou sua carreira, ao mesmo tempo em que se empenhou, incessantemente, para tornar a cidade como referência das artes. Ele foi o idealizador do Salão de Artes Plásticas de Embu. Suas obras estão expostas no Memorial Sakai, inaugurado em 2003, que tem como coordenadora a sua discípula e artista, Tonia do Embu, e onde também se oferece à população cursos e oficinas gratuitos de cerâmica. Sakai ainda ajudou a resgatar e preservar a tradicional Festa de Santa Cruz no município.