6ª Semana da Mulher valoriza corpo e alma femininas

As mulheres de Embu das Artes receberam e prestaram homenagens durante o Dia Internacional da Mulher e encerram a programação, que incluiu vacinação, embelezamento e socialização de informações, com uma caminhada pelas ruas da cidade.A concentração será em frente do Centro de Referência da Mulher (Rua Nossa Senhora do Rosário, 424, Centro), de onde se dirigem para o auditório da Prefeitura onde haverá o encerramento da 6ª Semana da Mulher. A quarta-feira, 8 de março, foi intensa de atividades e reuniu mulheres de todas as raças, credos, profissões e classe social para distribuir na praça central da cidade panfletos sobre a condição da mulher na sociedade, tomar vacina e medir a pressão arterial ou, simplesmente, para um momento de cuidado com a imagem, durante uma sessão de maquiagem. À noite, teve procissão de Exaltação à Maria pelas ruas do centro da cidade, coordenada por Aparecida Carpi, moradora de Embu há 62 anos, tendo como mote a luta das mulheres. A exposição Arte – Substantivo Feminino lotou o Centro cultural e fechou o dia mostrando o trabalho delicado e poderoso de oito mulheres que escolheram Embu para produzir sua arte e mostrar atitude: Raquel Trindade, Luzia Caetano, Silmara Bergamini, Shila Joaquim, Meire Lopes, Monica Alvarenga, Eliene Farias e a homenagem póstuma a Ana Moisés.

"É um presente para a mulher no nosso dia. É gostoso e nos toca saber que houve uma preocupação conosco neste dia", afirma Rosana da Silva Carvalho, 41 anos, advogada da Comarca e uma das mais de 130 mulheres que passaram pelas cadeiras colocadas no Largo 21 de Abril para que as aprendizes do curso de Estética Facial das Oficinas do Centro Comunitário de Itatuba fizessem maquiagem. "Hoje eu quero é me arrumar, ficar bonita e ir ver minhas filhas", explica Maria Edileuza Ramos de Souza Tomaz, 43 anos e um olho rocho. "Eu levei um murro do meu ex-marido, estamos separados há dois anos mas ele ainda tem ciúme", conta Maria, uma das muitas mulheres brasileiras que a cada 15 minutos são agredidas, geralmente em casa, por seu marido ou companheiro, segundo o livro A liderança feminina no século 21 , organizado por Denise Carreira, Menchu Ajamil e Tereza Moreira, todas da Rede Mulher de Educação.

A praça também recebeu mulheres casadas e felizes com o casamento. Maria Benedita Rodrigues, 69 anos, casada há 41 anos, moradora do Jardim Santa Emília, esperou desde cedo para o tratamento estético. O marido, Manoel Francisco Rodrigues, 78 anos, certamente encontrou uma mulher muito mais bonita ontem em casa.

A Secretaria Municipal de Saúde, compondo a ação intersetorial com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, atendeu cerca de 150 pessoas, a maioria mulheres. As enfermeiras mediram pressão arterial e aplicaram vacinas contra hepatite, tétano, difteria e a tríplice viral.

Com o tema A mulher na Sociedade Atual , a ação integrada do Centro de Referência da Mulher, da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, vinculadas à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, e das Secretarias de Saúde, Educação e Turismo, prossegue até o dia 21 de março.

Centro de Referência da Mulher
Embu da Artes – SP
Rua: Nossa Senhora do Rosário, n.º. 424

Delegacia de Defesa da Mulher
Embu das Artes/SP
Rua Belo Horizonte, n.º. – Centro.
Tel.: (11) 4781-1431, das 9h às 18h, dias úteis
Informações pelo Disque Serviços da Prefeitura de Embu: 0800-7730005