70 bolsistas assinam contrato com Frente de Trabalho Estadual

08/10/2018 - 13:09
70 bolsistas assinam contrato com Frente de Trabalho Estadual

Durante cerimônia realizada com autoridades na Fábrica de Empregos, na sexta-feira (5/10), 70 munícipes assinaram contrato para tornaram-se bolsistas do Programa “Frente de Trabalho Estadual”, que é um projeto emergencial de auxílio-desemprego criado em 1999 com a finalidade de proporcionar qualificação profissional e renda para cidadãos desempregados ou em situação de vulnerabilidade social, que passarão a exercer atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais, farão cursos e receberão bolsa-auxílio de R$ 300.

O bolsista poderá permanecer no programa por até 9 meses, com jornada de atividades de até 6 horas diárias, durante 4 dias úteis por semana. No 5º dia útil semanal, o participante deverá fazer um curso de qualificação profissional ou de alfabetização. Em Embu das Artes, o programa funciona numa parceria firmada entre a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, e a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

Em seu discurso, o prefeito interino, Peter Calderoni, incentivou os bolsistas a buscar a evolução profissional a partir do acúmulo de conhecimento. “Não nasci médico, eu tive que me aplicar bastante para me formar nessa profissão, então o mesmo pode acontecer com vocês se continuarem estudando e valorizarem o aprendizado, aumentando as chances de conseguir uma oportunidade”, declarou.

O secretário municipal de Trabalho e Emprego, Paulo Vicente dos Reis, disse que o governo de Embu das Artes vem procurando alternativas para qualificar a população do município. “Estamos procurando diversificar as qualificações profissionais de acordo com as aspirações das empresas da cidade, que anseiam por mão de obra capacitada específica em seus ramos de atividade”, afirmou. “Essa parceria é ideal para vocês de organizarem profissionalmente e seguirem adiante, pois o mercado exige escolaridade, conhecimento e experiência”, finalizou Paulo Vicente.

O coordenador do Programa da Frente de Trabalho Estadual (SERT), José da Paz, reiterou o papel do programa de oferecer meios de qualificação para aumentar a renda e melhorar a vida dos munícipes e recomendou aos bolsistas dedicação às tarefas: “Aproveitem essa chance da melhor maneira, sejam assíduos nas jornadas das atividades e nos cursos”.

Durante o evento, a Câmara Municipal, por meio do vereador Carlinhos do Embu, entregou a Paulo Vicente uma placa que concede “Moção de Aplausos e Congratulações” pelos relevantes serviços prestados à coletividade do município.

Demais autoridades presentes: vereadores Carlinhos do Embu, Jeferson do Caminhão e Índio Silva, além da equipe técnica da Secretaria de Trabalho e Emprego.