A 7ª Semana do Meio Ambiente de Embu das Artes, cujo tema foi Cidadania Ambiental – Direitos pela vida, deveres com a vida, mobilizou centenas de pessoas. Durante o evento, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de junho, foram plantadas mais de cem mudas de árvores e muitas outras trocadas por materiais recicláveis. Os participantes tiveram contato com agricultura urbana, onde foi ensinado o plantio vertical em garrafas pets e tubos de pvcs, desenharam com tintas naturais aves da mata atlântica, adquiriram informações para o combate à dengue, assistiram filmes de temática ambiental com sorteio de orquídeas, e contribuíram para a recuperação da mata ciliar do município.
Quem esteve no Parque do Lago Francisco Rizzo no dia de encerramento das atividades, 8/6, conheceu o novo projeto que está em fase de implantação há três meses “Colhendo Sustentabilidade – Práticas em Segurança Alimentar e Agricultura Urbana”, que inicialmente beneficiará 40 famílias do município.
Segundo o secretário do Meio Ambiente de Embu João Ramos, temos a missão de conscientizar as pessoas quanto à responsabilidade ambiental porque os resultados da degradação que nossa geração causou é alarmante. “As ações para reparo são urgentes e não podemos falhar”, declarou.
Neste sentido, a 7ª Semana do Meio Ambiente deixou visível que Embu está engajado nesta missão, por exemplo, no respaldo obtido com a educação ambiental implantada nas escolas municipais possibilitando uma grande participação crítica das crianças que aprendem se divertindo e demonstram em suas em suas apresentações culturais o cuidado e o carinho que todos devem ter com o meio ambiente.