Governo promove oficina integrativa sobre a APA

12/05/2014 - 0:00
Governo promove oficina integrativa sobre a APA
Acessibilidade

Membros da sociedade civil, do Governo Municipal e da empresa Ferma Engenharia Ltda estiveram reunidos no sábado (10/5), para a 1ª Oficina de Planejamento do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental – APA Embu Verde. A reunião de caráter integrativo foi o primeiro dos encontros que procederão à implantação do Plano de Manejo na cidade.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadu), José Ovídio, iniciou o encontro reafirmando o interesse do Governo em discutir os conflitos urbanos, a preservação ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos.

O Plano de Manejo, que será realizado em doze meses, é um documento técnico que visa, prioritariamente, estabelecer o zoneamento e as normas de uso das áreas de proteção ambiental, garantindo a proteção da natureza, a regulação do uso e ocupação do solo, a manutenção dos recursos naturais e a qualidade de vida da população.

Durante o encontro, os participantes foram divididos em grupos para a análise e o levantamento das potencialidades e deficiências dos mapas temáticos, divididos pelos eixos: solo e recursos hídricos, aspectos socioeconômicos, aspectos antrópicos e aspectos bióticos. Entre as prioridades levantadas pelos grupos esteve a necessidade de saneamento da área. Posteriormente, os levantamentos foram apresentados e discutidos de forma a gerar uma visão mais dinâmica sobre a APA.

Um novo encontro será marcado para dar continuidade ao trabalho de planejamento e para a finalização do diagnóstico técnico realizado pela empresa Ferma Engenharia. Haverá ainda mais duas oficinas e duas reuniões públicas, antes que o projeto seja encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores.

Participaram dessa primeira etapa o chefe de gabinete, Geraldo Juncal, o secretário de Cultura Alan Leão e representantes das entidades: Instituto Embu de Sustentabilidade (IES), Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae), Agência Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (LAPPES –USP), Associação Acorde, Associações de Moradores e Embu S/A. 

----
Compartilhe nas redes sociais