Ampliação de leitos, monitoramento de divisas e novas habitações populares são algumas das ações que devem constar no documento que será entregue em agosto ao Ministério do Planejamento
O Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) promoveu ontem (15/7) a primeira oficina para elaboração do “Plano Plurianual Territorial Participativo” – quadriênio 2014-2017, com apresentação do planejamento das Câmaras Técnicas do Conisud das cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista que serão usadas como base para a elaboração do PPA Regional. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Embu das Artes.
Conforme divisão temática das câmaras técnicas do consórcio, e, em atendimento à resolução do seminário regional de 9/7, as propostas foram apresentadas de forma esquematizada dentro de quatro grandes temas: Políticas Sociais, que abrange saúde, educação, cultura e esportes, assistência social e segurança; Políticas de Infraestrutura, com a mobilidade urbana, habitação e drenagem e resíduos sólidos; Desenvolvimento Produtivo e Ambiental com meio ambiente e agricultura, e o Turismo. Cada câmara técnica apresentou os desafios associado ao tema, e indicou as ações que podem futuramente auxiliar no desenvolvimento e melhoria das cidades.
Dentro das principais câmaras técnicas, podemos destacar algumas ações.
Saúde: construção de mais um hospital regional, ampliação dos leitos e realização de exames laboratoriais na região.
Segurança: capacitação das Guardas Civis Municipais, monitoramento das divisas e uniformização das leis seca e do silêncio nas áreas limítrofes.
Meio Ambiente: licenciamento ambiental consorciado.
Drenagem e resíduos sólidos: tratar e destinar de forma consorciada.
Mobilidade Urbana: plano para toda a região do consórcio.
Educação: implementação da Unifesp.
Habitação: propostas para a construção de novas habitações populares.
Turismo: articulação da agenda da região.
Assistência: combate à violência, criação de Senai e Senac.
A previsão é que o texto do PPA Regional seja entregue ao Ministério do Planejamento na primeira quinzena de agosto. O texto servirá de insumo para o PPA Federal que deverá vigorar de 2016 à 2019.
Mais de 50 pessoas participaram da oficina, entre elas os secretários Sandra Magali Fihlie e seu adjunto, Fausto Martino (Saúde), Valdir Barbosa (Turismo), José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Paulo Vicente (Educação) e Roberta Santos (Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional), os vereadores, João Leite, Jefferson do Caminhão, Rosana do Arthur, Edvânio Mendes e Júlio Campanha.
A segunda oficina será no próximo dia 22/7, às 17h30, no Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra – av. Eduardo Roberto Daher, 1.135, Centro, com as cidades de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba.