A creche do Valo Verde deverá ser entregue à população em fevereiro de 2015. Será, como inúmeras outras obras, o resultado de uma história que começou com a pedra fundamental. No entanto, quem participa da construção terá mais o que contar depois da confraternização feita na obra, no sábado, 16/8, com a presença do prefeito Prefeito, de secretários, vereadores, representantes da Construtora Projete e trabalhadores.
Os operários que participaram do almoço elogiaram a iniciativa do prefeito Prefeito, que dá continuidade ao seu projeto de aproximação entre a administração e as equipes que executam as obras públicas. Esse mesmo entrosamento já vem sendo realizado com as diversas camadas da população, seja por meio de reuniões com as comunidades, antes do início das obras, para definir prioridades, apresentar e discutir projetos, seja por meio das visitas às obras, durante a construção, com grupos de empresários, políticos, religiosos e lideranças comunitárias.
“Este encontro, programado pelo prefeito, favorece a integração social entre as equipes da obra e do governo como um todo. Numa obra pública, qualquer que seja, não se pode pensar só nas paredes, mas é preciso buscar a integração no projeto, para olhar depois de concluí-lo e dizer: eu fiz parte disso!”, declarou o presidente da Câmara, Sandoval (Doda) Soares Pinheiro. “Sem esse entrosamento, a pessoa se envolve; com isso, se compromete”, acrescentou.
“Nota 10 para o Chico por resgatar a sua história de uma relação tão próxima com o povo. É uma atitude louvável. Ele está batendo papo com todo mundo e mostra que não tem medo de conversar com todos. Ele resgata um pouco de quando era secretário de Assistência Social (no governo anterior). Agora, no seu segundo mandato como prefeito, mesmo com uma agenda que, a gente sabe, não é fácil de cumprir, tem conseguido participar de programas como este”, afirmou o vereador Edvânio Mendes.
Muitos trabalhadores compareceram com suas famílias, a exemplo do pedreiro Matias de Carvalho, que levou, pela primeira vez, à obra a esposa, Simone Aparecida da Silva, e a filha Jamille. Givanildo da Silva Souza, Marcelo de Souza da Silva, Gilvan de Souza e o filho Gustavo se divertiram. Acharam “bom” participar da confraternização, que “os patrões costumam fazer só no fim da obra”.
Já o encanador Severino Pereira vai concluir a obra e continuar por perto. “Moro aqui há mais de 40 anos; aqui na frente. Só tenho de atravessar a rua pra vir pra cá. E achei muito bom esse encontro”, declarou. E quando ele acordar e olhar pela janela da sua casa para a Creche Valo Verde com 120 crianças? “Ah, é muita emoção, vê que a gente ajudou a fazer. Tem coisa que a gente nunca esquece!”
Participaram da confraternização os secretários Nelson José Pedroso (Obras) e Paulo Vicente (Educação), Sérgio Sessin (Projete) e outros.