Embu das Artes completou 56 anos de emancipação político-administrativa dia 18/2. A data foi celebrada durante a sessão solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na quarta-feira de cinzas, com a presença de autoridades como o prefeito Prefeito, acompanhado da primeira dama, Daniela Santos de Almeida Brito, do primeiro prefeito da cidade, Annis Neme Bassith, e familiares dos emancipadores Carlos Koch e João Batista Medina.
A cerimônia de aniversário foi marcada pela apresentação da banda municipal, regida pelo maestro Elias Evangelista, pela apresentação dos 31 novos GCMS que após 5 meses de formação, assumirão o patrulhamento de rua nas próximas semanas e, pela entrega simbólica, com a participação do estudante João Paulo Caetano Pereira (5), da E. M. Nilza Prestes, de dois novos ônibus escolares, equipados com rampa de acesso para deficientes, adquiridos com recursos do Ministério da Educação.
Na ocasião, Prefeito lembrou a luta dos emancipadores e fez uma reflexão sobre o sentido de fazer aniversário: “99% das pessoas que eu conheço fazem um balanço no período de aniversário, e aniversário é pra isso mesmo, muita coisa melhorou nessa cidade, e não só de 2009 pra cá, antes de mim muita coisa boa foi feita e quem me suceder ainda vai ter muita coisa pra fazer, é bom que seja assim, é do ser humano querer mais e querer melhor, e nós como gestores públicos temos que nos esforçar para chegar perto das expectativas da população. Eu vou trabalhar até 31 de dezembro de 2016, com mais coragem e mais ânimo do que eu já tenho trabalhado durante esses seis anos, porque eu tenho um compromisso com o povo”, declarou.
O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Natinha, o presidente da Câmara municipal, Ney Santos, e os vereadores Edvânio Mendes, João Leite, Luís do Depósito e Doda Pinheiro, também prestaram sua homenagem a cidade, com discursos em reconhecimento ao trabalho dos governantes que já passaram por Embu das Artes e assumindo os desafios que ainda precisam ser superados.
Após os discursos, foram homenageados o emancipador e primeiro prefeito da cidade Annis Neme Bassith; Edna Koch, filha do emancipador Carlos Koch; Fernando Medina, filho do emancipador João Batista Medina Filho; a primeira dama, Daniela Brito; o vice-prefeito Natinha; o ex-vereador Arthur da Ressaca, o ex-vice-prefeito Roberto Terassi e o prefeito Prefeito.
Para Annis Neme Bassith a homenagem deixa o sentimento de dever cumprido: “Estou feliz da vida por ter realizado o objetivo dos emancipadores, ver a semente que plantamos dando frutos é maravilhoso, é sinal de que os atuais administradores vão de encontro com esses objetivos. A minha expectativa é que os próximos dêem continuidade a esse trabalho, mantendo o olhar carinhoso que sempre foi dedicado a população e trazendo ainda mais desenvolvimento para a cidade”.
Edna Koch também se emocionou ao falar: “Eu acredito que meus pais estariam muito satisfeitos vendo os frutos da luta que eles iniciaram, hoje acima de tudo é um dia de muita saudade. Me lembro de uma época onde éramos dependentes de São Paulo e, hoje, vejo uma cidade completamente diferente, onde podemos resolver tudo, sem precisar nos deslocar para outras cidades”.
Também participaram da solenidade os vereadores Clidão do Táxi, Jefferson do Caminhão, Dra. Bete, Rosana Almeida, Gilson Oliveira e Pedro Valdir, os secretários municipais Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), Paulo Vicente (Educação), Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos), Valdir Barbosa (Turismo) e Alan Leão (Cultura), o Comandante da GCM, Dirceu Alves, a delegada Flora Lins, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise), José Batista Rodrigues, o ex-prefeito Nivaldo Orlandi e o ex-vice-prefeito Roberto Terassi, os ex-vereadores Adalto Batista, Manoel Raimundo, Arthur da Ressaca e Professor Toninho. Além, dos vereadores Professor Moreira (Taboão da Serra), Djalma de Oliveira (Vargem Grande Paulista) e José Raimundo (Embu-Guaçu).