Os moradores do Jardim das Oliveiras, região de divisa com Taboão da Serra, estão em festa. Graças à intermediação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e a mobilização popular eles, finalmente, terão a coleta adequada de esgoto. A ação conta com a participação voluntária de 15 moradores, assessoria técnica da Prefeitura, e beneficiará cerca de 300 famílias.
Segundo Jeremias Silva Filho, presidente da Associação de Moradores do Jardim das Oliveiras, com auxílio da Prefeitura, os moradores se mobilizaram e estão tocando com as próprias mãos a obra: “A prefeitura entrou com o maquinário, a Sabesp com o material e os moradores com a mão-de-obra. A Prefeitura abraçou a causa e está ajudando a gente”.
Genivaldo Pereira do Santos, um dos voluntários da ação, conta que mora há 25 anos no bairro que nem todos estão dispostos a ajudar, mas que a obra beneficiará toda a população: “Eu vim ajudar porque isso aqui é uma melhoria para nós, nem todo mundo pensa assim, mas vai ser bom pra gente mesmo”.
Essa não é única das melhorias que o bairro recebeu. Nos últimos anos, ações da Prefeitura como a iluminação das vias e transporte escolar porta-a-porta, vem contribuindo para a qualidade de vida da população e tem recebido elogios dos moradores:
“Há algum tempo atrás a gente sofria com muitos casos de estupro, com a chegada da iluminação melhorou bastante. O esgoto também nos prejudicava, fezes e urina no meio da rua, agora vai ficar bem melhor”, Marlene Ferreira Dias, mora há 15 anos no Jardim das Oliveiras.
“Com a rede esgoto vai melhorar muito, em época de chuva não dava nem para passar, a sujeira ficava exposta. Nosso bairro está melhorando, conseguimos iluminação e transporte escolar. Mas, a gente precisa de mais ajuda, espero que continue melhorando, asfaltem, plantem árvores e deixem as ruas bem bonitinhas”, Clélia de Jesus Assunção mora há 30 anos no Jardim das Oliveiras.
A previsão é de que a obra seja concluída em 15 dias.