A Ronda Ostensiva Municipal, mais conhecida como ROMU, iniciou suas operações no mesmo dia em que foi lançada pelo Prefeito Ney Santos no dia 21 de novembro, logo após a cerimônia de entrega. Com 5 viaturas novas no policiamento preventivo, os carros e motos estão operando em escalas diferenciadas, com operações em pontos estratégicos de madrugada, tarde e noite.
As operações estão sendo realizadas em sua maioria nos pontos de maior incidência de crimes e tráfico, com Jd Santo Eduardo, Vista Alegre, Pinheirinho, Valo Verde e todas as áreas de periferia da Cidade, além do Centro apresentadas pelo NIT, Núcleo de Inteligência que realiza mapeamentos geográficos e pontuais para incursões e diversas modalidades de ações práticas da Guarda especializada.
Um fato curioso que aconteceu no primeiro dia de operação foi a adesão da guarda recebida com o carinho da população nas ruas, ao reconhecerem o primeiro contato dos guardas e viaturas com as demandas da população embuense. De forma inusitada, munícipes acenavam e businavam ao perceberem as ações da ROMU no momento em que ocorriam, como forma de congratulação pela ação do Governo de Embu das Artes.
O Prefeito de Embu das Artes tem recebido relatórios diários de produtividade apresentados pelo Comando da Guarda na figura do Secretário de Segurança Pública, com o objetivo de verificar uma das principais missões do Governo de proteger e servir à população.