O poeta embuense, Tin Tin Alves, foi um dos premiados no 5º Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura. Cordelista, contista e cronista, o escritor foi reconhecido pela sua atuação no desenvolvimento da cultura popular nacional, em especial o cordel, e receberá R$ 10 mil. Ele está entre os 500 ganhadores, dos 2.862 inscritos de todas as regiões do Brasil, sendo 258 do Nordeste, 151 do Sudeste, 42 do Norte, 21 do Centro-Oeste e 28 do Sul.
Graduado em letras e especialista em literatura pela PUC-SP, Tin Tin Alves é autor dos livros “Cordel d’O Gato Preto” (uma releitura da obra de Edgar Allan Poe), “Vivos Versos Vivos” (poemas) e algumas dezenas de livretos de cordel.
Com a intenção de incentivar e preservar expressões que compõem a cultura brasileira, o projeto avaliou alguns aspectos como a contribuição sociocultural do projeto às comunidades, a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais e o consequente impacto social e a contribuição da atuação para a preservação da memória.
Em Embu das Artes e região, Tin Tin trabalha há vários anos como voluntário na rede municipal de ensino, realizando contação de histórias, declamação de poemas, palestras e oficinas para estudantes. Para o poeta, o cordel é uma ferramenta eficiente de ensino. “As crianças aceitam muito bem a literatura de cordel, pois faço uma apresentação de forma lúdica e humorada, que prende a atenção delas”, declarou ele.
Sobre o cordel
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados por viola, como também fazem leituras ou declamações animadas para conquistar o público.
Quem foi Leandro Gomes de Barros?
Foi o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel, tendo escrito aproximadamente 240 obras. É considerado o maior poeta popular do Brasil, autor de vários clássicos e campeão de vendas, com muitos folhetos que alcançaram a marca de milhões de exemplares vendidos.