“Eu participei de muitos aniversários da GCM, mas estou surpreso pela quantidade de homenageados, nunca tivemos tantos motivos para comemorar e isso mostra o trabalho que vocês vêm fazendo em prol da população. Não há nesta cidade quem não conheça e reconheça o trabalho realizado por esta corporação”, afirmou o prefeito Ney Santos, durante a celebração do 15° aniversário da Guarda Civil Municipal(GCM) que aconteceu no dia 18/7, no Centro Cultural Valdelice.
O evento foi marcado pela quantidade de homenageados. Ao todo, 81 guardas receberam Láureas de 1º, 2º, 3º e 4º graus, 9 foram promovidos verticalmente e 13 promovidos horizontalmente.
“Sabemos o quanto a gente se dedica, o quanto nós nos esforçamos para cumprir a nossa missão, deixando nossa família pra servir a população, pois é um dom, não é uma profissão”, ressaltou o comandante da GCM, Marco Viana, relembrando que está na corporação há 15 anos e o quanto ele é agradecido aos seus colegas.
“É um misto de orgulho e preocupação, pois é uma profissão de coragem que traz muitos riscos”, relatou Eliane Pereira, esposa do GCM Miranda que foi condecorado com a Láurea de 4° grau.
O prefeito também ressaltou a importância da parceria que existe entre a GCM de Embu das Artes e as Polícias Militar e Civil na solução de crimes na cidade, baseado nos princípios de segurança comunitária.
Atualmente a guarda conta com 153 homens trabalhando e 50 em formação, 21 viaturas, 1 ônibus, 6 motos, 1 base móvel e 4 bases fixas (Centro, Praça da Juventude, Santo Eduardo e Santa Emília).
O evento contou com a presença do sargento PM Moacir da1ª Cia do Embu, tenente PM Derite, da Rota, o delegado José Claudio da Silva da 1ª DP, inspetor Paulo Rogério, representando o comandante Carlos Braga da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo; os vereadores: Gerson Olegário, Doda Pinheiro, Carlinhos do Embu, Jefferson do Caminhão.Os secretários Júlio Campanha (Cultura), Denis Viana (Segurança Pública), Rosana Almeida (Turismo) e Anderson Nobrega (Esporte e Lazer) estiveram presentes.
Também prestigiaram o evento a GCM de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Itapevi, Osasco, Jandira, São Bernardo do Campo e Santana do Parnaíba.
Guarda Civil Municipal é referência
Nesta gestão foi criado o Centro de Formação Continuada da Guarda Civil de Embu das Artes (Cefecon) em uma estrutura ampla de 5 andares que conta com o espaço destinado aos aprendizados teóricos e treinamentos físicos, que centraliza os cursos de formação direcionados para novos guardas civis e também para o aprimoramento anual do quadro efetivo.
Foram contratados mais 50 guardas civis, representando um aumento de 32% do efetivo que vai às ruas proteger a população, foi inaugurado a base da GCM no Jd. Santo Eduardo com funcionamento 24 horas e criou-se a Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
Embu das Artes apresenta queda nos índices de criminalidade, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. No comparativo do primeiro trimestre de 2017 com o de 2018, o número de roubos caiu 41%, passando de 436 para 255, quase a metade. Nos casos de roubo de veículos, foram registrados 88 casos em 2017 e 70 este ano, apresentando uma queda de 20%. Os homicídios dolosos (morte intencional) tiveram queda de 12%. De janeiro a maio deste ano a GCM foram efetuadas 58 prisões, sendo 48 em flagrante.
Colaborou Jéssely Cardoso – estagiária