Em 2018 dezenas de prisões foram realizadas pela GCM com grande destaque para as prisões em flagrante por Tráfico de Drogas. Por meio da equipe de ROMU, a GCM prendeu mais um indivíduo na prática de Tráfico na Região do Santa Tereza. Para se ter uma ideia da dificuldade em efetuar prisões dessa natureza, o apresentador do Programa Operação de Risco da Rede TV Jorge Lordello, destacou a importância do treinamento tático dos guardas para obter sucesso nas prisões, uma vez que até chegar ao traficante, os guardas precisam despistar os informantes que avisam os indivíduos sobre a incursão.
Neste fato, após uma incursão da equipe da ROMU – 01 na conhecida “Favela do Inferninho”, foi visualizado um indivíduo praticando a venda de entorpecentes sendo que a equipe logrou êxito em prender em flagrante por tráfico de drogas o indivíduo JBC de 34 anos.
Após abordagem foi realizado busca pessoal onde foi constatado uma certa quantidade de substâncias ilícitas aparentando ser ( Maconha ,Crack e Cocaína ). Diante dos Fatos a equipe da ROMU -01 deslocou se até a Delegacia Central onde o delegado de plantão ratificou a prisão. Com essa prisão, supera-se a estatística de prisões em flagrante por tráfico de drogas no mesmo período, o que mostra a eficácia nas incursões da ROMU, graças aos treinamentos realizados constantemente no CEFECON, Centro de Formação Continuada.