Trabalhadores que coletam material reciclável em Embu se reuniram no Parque do Lago Francisco Rizzo dia 14/7 para um encontro inédito: participar da aula inaugural do primeiro Curso de Capacitação de Catadores na Área Ambiental, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ao todo, 33 inscritos – 17 da Associação de Catadores e 16 da Coopermape (Cooperativa de Reciclagem de Matéria-prima de Embu) – participaram da atividade, aberta pelo secretário João Ramos.
Socialização: Eu e o Outro foi tema da palestra de abertura. Envolvendo os alunos através da dinâmica de sensibilização “Despertando Estátuas”, a psicóloga Jeane Soares do projeto Conviver da Secretaria de Saúde enfocou a auto-estima, a importância de se estar atento a si mesmo, da relação com o grupo e especialmente da cooperação e do respeito ao outro.
Ao tratar de Cidadania – Direitos e Responsabilidades, a assistente Social Graciela de Jesus, ligada à Secretaria de Cidadania, levou os alunos a conhecer por meio da Constituição Federal, aspectos do seu papel enquanto cidadão e o modo como ele se envolve no ambiente social.
O curso está dividido em seis encontros ao longo do ano, nos quais serão tratados temas diretamente relacionados à vida, à socialização e à valorização profissional dos catadores. Saúde versus Meio Ambiente e Trabalho, “Água, Fonte de Vida” – Relação com os recursos hídricos – contextualização, Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Brasil versus Embu, Empreendedorismo versus Comercialização são os assuntos das próximas aulas que acontecem, respectivamente, em 11/8, 1º/9, 6/10 e 10/11 (das 13 às 17h), data em que visitarão a indústria Suzano de papel e celulose. O encerramento está marcado para 8/12, com a apresentação de resultados e uma confraternização. Todos os alunos recebem cartilhas e, ao final do curso, terão o certificado de conclusão. Mais uma significativa conquista de homens e mulheres que estão aprendendo a mostrar a toda sociedade o quão digna e importante é sua função.