Seguindo a programação da 8ª Semana do Meio Ambiente, que começou no domingo, 31/5, a Prefeitura de Embu realiza nesta segunda-feira, uma apresentação em diversos horários, voltada para os servidores públicos para sensibilizá-los sobre o uso consciente de recursos naturais e a redução do consumo no ambiente de trabalho. Esta ação busca contribuir para atender uma das diretrizes do Governo Municipal com relação ao meio ambiente, que é ampliar a coleta seletiva na cidade e aumentar o número de Pontos de Entrega de Catadores (PECs) e PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).
A primeira apresentação foi conduzida pelo secretário de Meio Ambiente, João Ramos, e pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Ovídio. Ela se baseou nos princípios da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), criada em 1999 pelo Ministério do Meio Ambiente. Ela tem como objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos. Na hora de beber água, por exemplo, os copos plásticos podem ser utilizados mais que uma vez durante o dia, não havendo a necessidade de usar um copo diferente da próxima vez. Com relação à impressão de papéis, imprimir apenas o que realmente vai ser usado, pois o desperdício deste material é muito elevado na maioria das organizações.
Segundo o secretário adjunto José Ovídio, em 2008 dos recursos pagos a concessionárias como Sabesp, Eletropaulo e Telefônica, 50% foram pagos à Sabesp. Indicador elevado e revela a necessidade de uma conscientização com os funcionários para que não só o consumo de água diminua, bem como a utilização de outros recursos naturais seja feita de maneira mais responsável, pois além de preservar o meio ambiente, melhora o local de trabalho.
Uma apresentação teatral com os atores embuenses Viviane e Irael alertou sobre os riscos à vida humana e ao meio ambiente devido as atitudes prejudiciais que o homem vem cometendo contra a natureza ao longo dos anos.
Hoje, às 14 horas, os interessados podem participar de uma trilha monitorada no Parque do Lago Francisco Rizzo e às 18 horas da trilha noturna e sarau caipira também, no Parque.
2 de junho (terça-feira)
9 e 14h – Trilha monitorada no Parque Rizzo
17h30 – Seminário "Uso de Sacolas Plásticas" na Câmara Municipal de Embu
3 de junho (quarta-feira)
9h – Plantio no Parque Rizzo
9 e 14h – Trilha monitorada no Parque Rizzo
18h – Trilha noturna e sarau caipira no Parque Rizzo
4 de junho (quinta-feira)
9h – Plantio no Ginásio Poliesportivo Dom José
9 e 14h – Trilha monitorada no Parque Rizzo
18h – Trilha noturna e sarau caipira no Parque Rizzo
5 de junho (sexta-feira)
Dia Mundial do Meio Ambiente
14 às 17h30 – Encontro Juventude e Meio Ambiente
Show da banda Zafenate (reggae) no Parque Rizzo
6 de junho (sábado)
15h – Seminário "Novo Parque na Cidade – Parque da Várzea do Embu-Mirim" (1 milhão de m²), com a presença do prefeito Prefeito
– Encerramento oficial da Semana no Parque Rizzo.