Prefeito reúne-se com equipe de governo para plano emergencial contra enchentes

21/01/2010 - 0:00
Prefeito reúne-se com equipe de governo para plano emergencial contra enchentes
Acessibilidade

As recentes chuvas que vêm atingindo toda a região metropolitana de São Paulo causaram transtornos em vários pontos de Embu das Artes. Por esse motivo, o prefeito Prefeito se reuniu na manhã desta quinta-feira, 21/1, com os secretários de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Nelson Pedroso, Obras, Edificações e Orientação Urbana, Milton Oliveira, Meio Ambiente, João Ramos, Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Jr., Trânsito e Transporte, Francisco Carlos Pereira, além da chefe de Gabinete, Cristina Santos e do coordenador da Defesa Civil, Paulo Brandão.

O objetivo do encontro foi fazer um diagnóstico da situação da cidade. Foram levantados os pontos críticos (de alagamento e deslizamento) e propostas medidas emergenciais que garantam a fluidez do trânsito e a segurança das pessoas. Pelas informações apuradas, existem na cidade cerca de doze pontos de alagamento que necessitam de atenção especial e medidas preventivas contra as enchentes. Entre eles estão: Avenida Elias Yazbek, estrada da Ressaca e as ruas Hélio Ossamu Daikuara, próximo a Aba Motors e Rio Grande do Norte com a Avenida São Paulo. Esses locais sofrem as consequências do transbordamento do rio Embu-Mirim na região mais alta, em Itapecerica da Serra e Cotia, e que, portanto, provoca o assoreamento da área geograficamente mais baixa.

Para sanar o problema, é necessária a utilização de uma draga para limpeza de rios e córregos, porém para executar o serviço é preciso que seja emitido um licenciamento por parte do Departamento de Águas e Energias (DAEE) – que foi solicitado pela Prefeitura em 2009 e ainda não foi respondido. Para evitar problemas maiores para a população, o prefeito disse que essa draga será colocada no córrego Embu-Mirim para fazer o desassoreamento da área mesmo sem a licença do órgão estadual.

Outras soluções propostas pelo prefeito e sua equipe para resolver os problemas imediatos foram limpeza de bueiros, a organização de alternativas de trânsito para as regiões alagadas e medidas preventivas para a segurança da população. Será mantido o contínuo monitoramento das áreas de encostas e reforçado o pedido de licenciamento junto ao DAEE.

Deslizamentos

Segundo monitoramento da Defesa Civil, as áreas que mais sofrem com as enchentes são os bairros Valo Verde, Santo Eduardo, Santa Rita e Pinheirinho. Esses locais possuem intervenções da Prefeitura para evitar deslizamentos, além disso, algumas famílias que moram na região já foram notificadas para deixar as suas residências. Hoje, foram priorizadas as notificações das famílias instaladas em áreas de escorregamento de encostas nos bairros Valo Verde (ruas São Geraldo e Brasil), e equipes trabalham na limpeza das vielas do Jardim Panorama, que sofreram solapamento e em áreas no Jardim Santo Eduardo, que estavam interditadas. Outras áreas estão sendo monitoradas pela equipe da Defesa Civil, que se mantém alerta. Para entrar em contato com o órgão, a população pode ligar nos telefones 4785-1270 ou no 153 da Guarda Civil Municipal (GCM).

Veja os principais pontos de alagamentos:

• Rua Hélio Ossamu Daikuara, próximo a Aba Motors;
• Avenida Elias Yazbek, próximo a padaria Belas Artes;
• Avenida Elias Yazbek, próximo ao Caipirão;
• Avenida Elias Yazbek, próximo a Praça da Lagoa
• Avenida Elias Yazbek, próximo ao Pronto-Socorro Central
• Rua Cândido Portinari;
• Estrada Votorantim;
• Estrada Ex-Combatentes;
• Granja São Paulo;
• Avenida Vereador Jorge de Souza com a rua Cometa;
• Avenida Rotary com a rua Marcelino Pinto Teixeira;
• Estrada da Ressaca

 

Portaria da Defesa Civil
Decreto da Defesa Civil

----
Compartilhe nas redes sociais