A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou em Embu das Artes exercício simulado para evacuação emergencial na cidade. O treinamento aconteceu no Jd. Vista Alegre no dia 21/9 e envolveu os moradores da área de risco do bairro.
O objetivo do simulado foi preparar a população e os agentes de segurança para um caso real, diminuindo o tempo de resposta no atendimento da ocorrência e otimizando a gestão da crise para proteger e salvar a vida de pessoas e de animais. Em 2023, o município registou três ocorrências ocasionadas pelas chuvas, e neste ano foram cinco chamados de incêndio.
Os agentes da Defesa Civil de Embu das Artes participaram ativamente do treinamento, mostrando todo o trabalho da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
“Nossa equipe se empenhou muito para esse simulado, visto que temos locais em situação de alerta. Sempre aprendemos com esses treinamentos e estamos aqui para dar todo o apoio necessário”, disse Galina.
A simulação
Simulando uma ocorrência real, o atendimento envolveu 150 profissionais da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico Científica, Samu, Departamento de Trânsito, Guarda Civil Municipal (GCM) e Sabesp.
A diretora da Defesa Civil do Estado, tenente coronel Claudia Bemi, coordenou o treinamento. “As mudanças climáticas estão aumentando a quantidade de desastres, por isso, temos como meta ampliar o número de treinamentos e simulados, pois precisamos preparar a população para esse tipo de evento extremo”, destacou Claudia.
Anualmente, a Defesa Civil realiza simulados em áreas de risco. Este treinamento fez parte das atividades desenvolvidas pelos alunos do Curso de Gestores de Defesa Civil, com foco em resiliência climática e combate a incêndios, que contou com a participação de coordenadores dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, além de policiais e bombeiros militares de São Paulo e militares do Exército Brasileiro.