O cuidado com o meio ambiente aliado ao espírito natalino faz do Natal Verde de Embu das Artes um evento diferenciado. A iniciativa foi aberta na manhã desta sexta-feira, 17 de dezembro, com o plantio de uma muda de pau-brasil no jardim do Paço Municipal, sede da Prefeitura. O ato reuniu o prefeito Prefeito, o secretário de Meio Ambiente João Ramos, Gileno Bahia e Edson Benotti, presidente e futuro presidente, respectivamente, do Instituto NaAtiva, organização não governamental (ONG) parceira do governo municipal na ação.
Para Prefeito, o ato vai além da própria data. “Plantar essa muda no pátio da prefeitura tem toda uma simbologia do trabalho feito na cidade, tanto com a manutenção dos viveiros para a produção de mudas, quanto pelo plantio de árvores nativas, como o pau-brasil”, disse o prefeito.
O natal ecológico de Embu tem o propósito de valorizar o verde com atitudes simples. “Nosso objetivo é chamar a atenção para a necessidade da arborização e do plantio em locais estratégicos. Até porque poucas pessoas conhecem a árvore em si”, explicou Ramos.
Sob risco de extinção, a árvore símbolo do País é uma “madeira de lei” resistente, de cor vermelha e textura fina. Segundo Prefeito, o pau-brasil indica consolidação, fortalecimento e tem tudo a ver com a proposta do governo municipal de garantir qualidade de vida para a população.