Agora é oficial: Embu terá o plebiscito!

22/02/2011 - 0:00
Agora é oficial: Embu terá o plebiscito!
Acessibilidade

O prefeito de Embu, Prefeito, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme, assinaram na segunda-feira, 21/2, o convênio que oficializa a realização do plebiscito no dia 1º de maio (domingo), e consultará o eleitorado local sobre a oficialização do nome da cidade. Acompanharam o prefeito, o vice-prefeito Nataniel Carvalho (Natinha), o controlador geral do município, Marcos Rosatti, o secretário de Governo, Paulo Giannini, o presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim, e o vereador João Leite.

A assinatura do convênio cumpre um compromisso feito pelo presidente do TRE-SP no ano passado, quando a Prefeitura protocolou o pedido para a realização do pleito na sede do órgão. Na ocasião, o desembargador afirmou que seria perfeitamente viável realizar o plebiscito. “Quero agradecer de coração o empenho do senhor para que esse plebiscito ocorresse” – agradeceu o prefeito Prefeito.

Destaque na imprensa: 

Como será o processo do plebiscito?

O processo é semelhante ao das eleições. O voto é obrigatório e quem não votar terá 20 dias para justificar a ausência no pleito. No momento da votação, o eleitor verá na urna eletrônica a seguinte pergunta: Você é a favor da alteração do nome da cidade de "Embu" para "Embu das Artes"?, sendo que ele poderá optar pelas teclas que correspondam a sua intenção de voto digitando 55 (Sim); 77 (Não) e Branco.

Estarão aptos a votar, os eleitores que possuem título eleitoral regularmente inscrito no município até o dia 12 de março de 2011. Segundo o TRE, poderão ser formados grupos pela sociedade civil e movimentos organizados para representar as duas correntes de opinião: a contrária e a favorável à proposta de alteração do nome da cidade. Os grupos poderão se cadastrar previamente, no cartório eleitoral da 341ª – Zona Eleitoral, no centro de Embu até 11 de abril, mediante a apresentação de documento autêntico, com a assinatura reconhecida pelo tabelião, o nome das pessoas habilitadas para representá-las, bem como o nome da respectiva frente. A propaganda está restrita ao tema da conveniência ou inconveniência da alteração do nome do Município de Embu para "Embu das Artes" e terá início a partir do dia 14 de abril. Os custos relativos à produção do material destinado à propaganda serão de responsabilidade das frentes organizadas.

Por isso, é importante que todos os eleitores de Embu compareçam no dia 1º de maio, pois o voto é obrigatório e também é uma demonstração de cidadania e cumprimento do dever.

----
Compartilhe nas redes sociais