Nas três primeiras plenárias da revisão Plano Diretor já foram abordados temas importantes para o município, como habitação, meio ambiente e mobilidade urbana. Mas nada é possível ser feito sem um elemento fundamental: a infraestrutura da cidade. Esse foi o tema da audiência ocorrida na quinta-feira, 17/3, no auditório do Centro Cultural Professora Valdelice Prass.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Júnior, apresentou o mapeamento dos diversos elementos que compõe a infraestrutura urbana de Embu das Artes como: pavimentação, indicando os tipos de pavimento, tempo e condições dos asfaltos; redes de abastecimento de água e coletora de esgoto; telefonia; sistema de monitoramento por câmeras, segurança pública; equipamentos de assistência social, educação, esporte, transporte público, infraestrutura turística e saúde.
A iluminação pública de Embu das Artes também foi mapeada e ganhou destaque. Segundo o secretário, em virtude dos diversos problemas apresentados na manutenção da iluminação pública o governo municipal assumiu essa responsabilidade e contratou uma empresa para realizar o serviço e melhorar a eficiência na resolução dos problemas e fazer a manutenção adequada do sistema.
A partir do diagnóstico foram apresentados alguns problemas que a cidade apresenta como: Indisponibilidade e alto custo da internet banda-larga; necessidade de avançar nas políticas públicas de inclusão digital; criação de bolsões de estacionamento; ausência de iluminação pública em alguns pontos, dentre outras.
Diante desse cenário, o secretário de Desenvolvimento Urbano, apresentou algumas metas, para médio e longo prazo, propostas pelo governo municipal como, por exemplo: interligação dos prédios públicos através de fibra ótica e rádio; contribuir na implantação do Plano Nacional de Banda Larga em que a cidade foi contemplada na primeira etapa do plano; instalação de sistema de monitoramento por câmeras em 50% dos centros de bairro da cidade. Ao final os grupos de discussão apresentaram suas propostas de ações que comporão o relatório final.
Na quarta-feira, 16/3, foi realizada uma plenária extra sobre Habitação, marcada pelo prefeito Prefeito, atendendo a um pedido da população em virtude da densidade do assunto. Os grupos puderam discutir melhor e apresentar mais propostas relativas ao tema. Em breve serão publicadas, no site, as propostas dos grupos.
Desenvolvimento Social e Econômico é o tema da plenária que ocorrerá na segunda-feira, 21/3, às 19 horas, no auditório do Centro Cultural Professora Valdelice Prass.