Aberta a 9ª Semana do Meio Ambiente

08/06/2010 - 0:00
Aberta a 9ª Semana do Meio Ambiente
Acessibilidade

Com o subtítulo “Educação para a Sustentabilidade: construindo o desenvolvimento local”, as atividades da 9ª Semana do Meio Ambiente tiveram início no Parque do Lago Francisco Rizzo, na manhã dessa segunda-feira, dia 7de junho. A temática, que propõe a transversalidade das ações para atingir os objetivos da preservação dos recursos naturais partindo da cidade até a esfera planetária, foi apresentada na abertura do evento com as presenças do prefeito Prefeito e os secretários de Meio Ambiente, João Ramos, de Educação, Rosemary Matos e de Participação Cidadã, Pedro Pontual, além do presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim.

Ciente do papel do educador no processo de disseminação dos conceitos de sustentabilidade, a secretária Rosemary Matos declarou que esse é o momento para “rever o que já foi feito e intensificar os esforços para promover as ações individuais no dia a dia e que fazem a diferença”. Já o secretário João Ramos manifestou sua preocupação com o posicionamento de cada pessoa na defesa das questões ambientais. “Sabemos do papel do educador, mas é preciso reconhecer as responsabilidades além dos rótulos ou títulos, como cidadão planetários participativos do processo na atividade profissional e também na vida diária”.

Já no ponto de vista de Prefeito, o fato de mais essa atribuição ser levada para a educação é importante, mas deve ser tratado com atenção para que isso não represente uma transferência de responsabilidade. Ele declarou que “a perspectiva é buscar a integração com outros espaços educativos e comunitários, dividindo a tarefa com mais membros da comunidade”. E esse aspecto foi abordado pelo secretário Pedro Pontual, convidado no evento para tratar de um sistema de gestão democrática para a educação ambiental continuada. O plano da secretaria de Participação prevê a mobilização social, a discussão participativa e a deliberação de políticas públicas na forma de conselhos.

Na sequência dos trabalhos, a professora Isabel Franco, da TEIA-USP (Laboratório de Educação Ambiental) e coordenadora da Agenda 21 Escolar, falou do desafio para a educação institucional, de formar educadores que explorem as capacidades intelectuais, indo além da disciplina de especialização. Segundo a especialista, esses profissionais são fundamentais para trabalhar a sustentabilidade e passar os conceitos aos estudantes. Essa primeira parte do seminário teve ainda uma mesa de discussões sobre as propostas que serão encaminhadas para futuras ações.

O evento tem programação para toda a semana, com palestras de empresas parceiras e entidades ambientais, lançamento de um gibi da Secretaria de Meio Ambiente “O Embu tem preservAção!”, além de uma peça teatral “Epa! Que APA é essa?”, para atingir a diversas frentes de conscientização. No dia 16, às 17h30, na Câmara Municipal, acontece também a Audiência Pública de Meio Ambiente.

Programação

7 de junho – segunda- feira – Parque do Lago Francisco Rizzo

Lançamento do Projeto: Transversalização da Educação Ambiental na rede municipal de ensino e o fortalecimento da política pública de educação ambiental no município.

8h00 – Recepção
8h30 – Abertura Oficial do Seminário  
9h30 – Composição da mesa dos palestrantes – Mediação do Seminário, Lidia Balsi da Secretaria de Educação
10h – Políticas Públicas e Mobilização Social – secretário de Participação Cidadã, Pedro Pontual
10h30 – Ações em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação – secretária de Educação, Rosimary de Matos
11h – Agenda 21 Escolar – TEIA USP, Profa. Isabel Franco
11h30 – Mesa Redonda
12h – Encerramento

8 de junho – terça-feira – Parque do Lago Francisco Rizzo.

8h30 – Abertura Oficial e composição da mesa.
8h45 – Palestra sobre Legislação Ambiental, com o secretário de Meio Ambiente, João Ramos
9h30  – Empresa  E-elementos – Tema: Soluções Ambientais, com a consultora Fanny Kutzy
10h – Empresa Hidrocicle – Tema: Estação de Tratamento de Água, com Evelyn Herrera
11h30 – Mesa Redonda
13h00 – Empresa Purus – Tema: Biorremediador do solo, com Anderson Soares Pires
13h30– Empresa Supersorb – Tema: Absorvente industrial orgânico, com Agnes Caroline dos Reis
14h00 – Empresa Aquastock – Tema: Captação de água de chuva, com Joaquim Rondon
14h30 – Construção Civil Sustentável – Pró-habitação/Projovem trabalhador Municipal
15h45 – Sociedade do Sol – Tema: ASBC Aquecedor Solar de Baixo Custo.
16h15 – Ong IPESA – Tema: Apresentação de projetos com parcerias de empresas, com Paola Rodrigues Samora

9 e 10 de junho – quarta e quinta-feira

Centro Cultural Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass

Teatro “ Epa! Que APA é esta?”,às 8h30, 10h, 13h30 e 15h.
Grupo de Teatro Imagem e Som apresentando a peça de autoria e direção de Irael Luzino, com Adriana Martins, Danilo Rodrix, Helio Cabral, Daniel Gonçalves, Camila de Moraes, Talita Santana e Chiu Yi Chih.

16 de junho – quarta-feira – Câmara Municipal de Embu das Artes

17h30 – Encerramento da 9ª Semana de Meio Ambiente – Audiência Pública de Prestação de Contas da Secretaria de Meio Ambiente.

----
Compartilhe nas redes sociais