Abertura de exposição celebra Aurino Bomfim

24/10/2016 - 0:00
Abertura de exposição celebra Aurino Bomfim

A exposição “Bomfim Alegria Sem Fim”, que homenageia o artista Aurino Bomfim (1946-2006), foi aberta na sexta-feira (21/10) no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes), reunindo artistas, amigos, familiares, estudantes, autoridades e admiradores de arte, que lotaram as dependências do local no Centro Histórico. A mostra conta com obras de 150 artistas plásticos e do próprio Aurino, além de uma programação diversificada com música, dança, performance, literatura, fotografia, poesia, sarau e debate, que vai até 10 de novembro com entrada gratuita.

No início do evento, em frente ao Centro Cultural, o público prestou um tributo ao artista com o batismo da “Palhoça Arte ao Vivo Aurino Bomfim”, que ocorreu com o descerramento da placa feita por Raquel Zaicaner, que foi casada com Aurino por 18 anos. Ela exaltou a presença de tantos artistas, que conviveram com ele ou se relacionam com a cidade, o que mostra o vigor artístico de Embu das Artes.

“Ele amava estar vivo“, lembrou Zaicaner, referindo-se ao modo do artista de levar a vida com festa, alegria e leveza. “Nosso convívio foi muito tranquilo e ele procurava sempre ver o lado bom das coisas, ressaltando que o assunto que significasse “essência”, valeria à pena discutir, caso contrário, era melhor não dar importância e nem se desgastar”, revelou.

A estudante de artes visuais, Nadia Araújo dos Santos, 23 anos, teve a oportunidade de conhecer pela primeira vez o trabalho de Aurino: “Gostei da técnica, de seus traços artísticos, de obras que contêm objetos pessoais e percebi sua importância no mundo das artes”.

Já Tamirez Gomes Barros, 28 anos, também aluna de artes visuais, se encantou com as cores e destacou o alcance da exposição. “Essas mostras nos dão a chance de ampliarmos nosso conhecimento, termos contato com obras de artistas relevantes, sabermos suas preferências e até detalhes de sua própria vida”, afirmou.

À noite, ainda teve apresentações de coco e ciranda com Raquel Trindade e o Teatro Popular Solano Trindade, além de Jam Session com Carlos Caçapava, Liberto Trindade, Vitor da Trindade, Manoel Trindade, Zinho Trindade, Maria Trindade, André Trindade Bomfim, Sílvio Modesto, Luís Bastos, Bruno Pompeo e Zito.

Estiveram presentes: secretários municipais Alan Leão (Cultura), Roberta Santos (Assistência Social), o prefeito Fernando Fernandes e o vice-prefeito Laércio Lopes de Taboão da Serra e a deputada estadual Analice Fernandes.

E muito mais atrações ocorrerão até novembro. Confira a programação abaixo.

22 – sábado
19h – 22h (Teatro Popular Solano Trindade – Av. São Paulo, 176, Centro)

O SHOW OSSÉ VITOR DA TRINDADE apresenta:
Memórias de Margarida (Composição Coreográfica de Elis Trindade sobre Margarida Trindade, esposa de Solano e amicíssima de Aurino)
Lançamento do livro Lágrima Fora do Lugar – sobre Solano Trindade, de Suely Bispo, poetisa (atriz da novela Velho Chico)
Zinho Trindade
Maracatu – com Raquel Trindade e Teatro Popular Solano Trindade

27 – quinta-feira
19h – 22h (Centro Cultural Mestre Assis – Largo 21 de Abril, 29, Centro)

sarAURINO (sarau em homenagem a Aurino BOMFIM)
Frases recolhidas de Aurino BOMFIM
Depoimentos sobre Aurino BOMFIM