Ações pelo mês do servidor continuam esta semana

Música, saúde e bem-estar marcaram a tarde dos 496 funcionários públicos da Secretaria de Serviços Urbanos dia 15/10. Em comemoração ao mês do servidor público, foi montada uma tenda para a promoção de saúde e atividade física, além de palestras informativas e moda de viola para alegrar a tarde. O evento é apenas uma das ações voltadas para os servidores programadas pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa em parceria  com as Secretarias de Saúde, Cultura, Esportes, Governo e a Guarda Civil Municipal (GCM).

“Essa ação pode não agradar a todos, pois tem quem não ache necessário, que é bobagem, mas isso aqui é para a saúde de vocês para trazer mais qualidade de vida para o servidor”, disse o prefeito Prefeito durante a abertura do evento, que também contou com a participação dos secretários Francisco Iderval Teixeira Júnior (Assuntos Jurídicos), Alan dos Reis (Cultura), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), Clóvis Cabral (Serviços Urbanos), Sandra Magali Fihlie (Saúde), os adjuntos André Maestri (Esportes), Débora Kawamura (Gestão de Pessoas), Mário Alves (Serviços Urbanos),  Maria Emília dos Santos (Controladoria Geral), o sub comandante da GCM, Salles,  e o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos, Sebastião Caetano da Paixão.

Os servidores da secretaria fizeram fila para aferir a pressão arterial e medir a glicemia. Em seguida, todos foram encaminhados para uma avaliação física com a medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), que mostra quem está acima do peso, e para a orientação nutricional e de atividades físicas ideais para cada indivíduo.Eles também assistiram duas palestras: uma sobre segurança no lar, com o sub comandante da GCM, Salles, e outra sobre câncer de próstata com a diretora do Centro de Atenção à Saúde do Servidor, enfermeira Raquel Cima.

“Essa equipe está de parabéns pelo trabalho que tem realizado. Nosso pessoal é comprometido com o trabalho, merecem receber essa ação”, elogiou o secretário Clóvis Cabral.

“Queríamos fazer algo diferente para o servidor. Como agora temos a CIPA, pensamos em segurança do trabalho, condições de trabalho e  bem-estar”, disse o secretário de Gestão de Pessoas, dr. Marcos Rosatti.

Oficinas

Dia 14/10, foi a vez da Oficina de Fuxico, oferecida pela Secretaria de Cultura. Muitos servidores aproveitaram o horário do almoço para aprender a utilizar linha e agulha e fazer fuxicos coloridos para colocar nas roupas e utensílios da casa.

Muito difundido entre os artesãos, o fuxico, de idade secular, tem a sua criação atribuída aos escravos africanos. Entretanto, eles se popularizaram dentro do universo do patchwork no início do século XX. Um círculo de tecido com as extremidades alinhavadas e franzidas inspiram a criação de pequenos enfeites e adereços, até a composição de peças maiores como colchas.

O fuxico é um artesanato que está presente em todas as regiões brasileiras. O termo “fuxico” em português é sinônimo de “fofoca” (cochicho) e, segundo o folclore local, ele recebeu este nome uma vez que as mulheres se reuniam para costurar e cochichar sobre a vida alheia.

Mais ações

Hoje, 16/10, acontece a palestra “Aposentadoria do Servidor Público”, ministrada pelo secretário de Assuntos Jurídicos, dr. Francisco Iderval Teixeira Júnior, às 14h, no Centro Cultural Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29, Centro).