Ações preventivas são tomadas pela Prefeitura para prevenir e alertar moradores em relações aos dias mais chuvosos do ano

29/12/2010 - 0:00

A Defesa Civil monitora intensamente áreas de risco no período de chuvas que vão de 01 de Dezembro até 31 de Março, período considerado crítico de verão, e faz leituras dos pluviômetros instalados no Parque Rizzo para medir a intensidade das chuvas acumuladas no mês de dezembro.

Com a leitura dos equipamentos pode-se constatar que até o dia 22/12 choveu o equivalente  181,5 mm, e os dias em que mais choveram foram 13,14 e 16/12 com um acumulado de 72 mm, colocando a Defesa Civil em alerta ao risco de deslizamentos, logo que, com este acumulo se atinge o limite de saturação do solo.

Para os nove dias restantes do mês, o esperado é que se chova o equivalente a 100 mm, uma média normal para o mês de dezembro.

Para ajudar nesta prevenção a Secretaria de Serviços Urbanos coloca a disposição 15 funcionários para fazer o desassoreamento e limpeza dos córregos, das bocas de lobo bairro a bairro, e uma equipe com 200 pessoas para a varrição das ruas com a intenção de ajudar a diminuir os pontos de alagamentos existentes na região.

Mesmo assim, a incorporação do plano emergencial está em vigor, e com o monitoramento de dados pluviométricos, a previsão meteorológica e a observação em campo dos efeitos das chuvas ajuda a Defesa Civil a tomar decisões, livrando a população de qualquer risco de vida ou de integridade física causada pelas chuvas nesta época do ano.

A Defesa Civil estará de prontidão, é só ligar no telefone 4785-1270 ou 153 na Guarda Civil Municipal (GCM).