Aluna de escola municipal vence concurso estadual

08/12/2014 - 0:00
Aluna de escola municipal vence concurso estadual

A aluna Millena do Nascimento, aluna do 5º ano da E.M. Reynaldo Ramos da Gama, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, foi a grande vencedora do concurso realizado pelo Governo Municipal e a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR). Com o tema “Água”, a estudante ganhou na concorrência com outras 20 escolas da cidade.

Após vencer a etapa municipal, seu desenho disputou com desenhos de mais 16 cidades do Estado e também levou o prêmio. Do município, ela ganhou uma câmera fotográfica digital, em premiação na própria escola. A premiação estadual acontecerá em Barueri, dia 11/12 durante o encerramento do programa CCR Estrada para a Cidadania, com a participação de mais de 700 pessoas. Millena irá receber um notebook dia 11/12, durante a solenidade de encerramento dos programas da CCR no Centro de Eventos de Barueri, na Grande São Paulo.

Ao longo do ano, 170 professores receberam formação através do programa e mais de 5.000 participaram das atividades propostas. Sirley Tavares foi a responsável da cidade pelo desenvolvimento do projeto da CCR dentro das escolas municipais.

O programa

Todas as concessionárias do Grupo CCR realizam o programa Estrada para a Cidadania, eleito pela IBTTA – principal associação internacional de concessionárias de rodovias – o melhor programa de responsabilidade social do setor em todo o mundo.

O programa tem o objetivo de disseminar informações sobre meio ambiente e segurança de trânsito e cidadania entre os alunos dos quarto e quintos anos das redes públicas de ensino fundamental nas cidades onde a CCR atua. O Estrada para a Cidadania tem um material didático completamente exclusivo e busca incluir o tema em diversas disciplinas. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material também é produzido em braile.

Para facilitar a assimilação dos conceitos pelas escolas, é realizado ainda um treinamento com professores das escolas municipais. As aulas são semanais e algumas das atividades envolvem os familiares das crianças, com exercícios que precisam ser feitos em casa. Essa atividade é um importante fator disseminador das informações ensinadas nas salas de aula, que multiplica o número de pessoas impactadas pelo projeto.

Desde a criação do projeto, em 2002, cerca de 1,5 milhão de crianças tiveram a oportunidade de aprender noções sobre segurança no trânsito, transformando-se em agentes disseminadores de conhecimento e valores sobre a preservação da vida.