Alunos da Escola de Música assistem concerto da Orquestra Petrobrás Sinfônica

28/09/2015 - 0:00
Alunos da Escola de Música assistem concerto da Orquestra Petrobrás Sinfônica

Os alunos da Escola Municipal de Música de Embu das Artes tiveram uma tarde bem diferente no último domingo, dia 27/9. Quinze deles foram convidados a assistir e apreciar música clássica e MPB executadas pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, que se apresentou no Shopping Taboão.

“Vim ao shopping buscando uma parceria para a Escola. Eles então convidaram os alunos para assistir a orquestra e fazer uma conversa com os músicos. O shopping ainda nos ofereceu transporte, lanche e camiseta, o que facilitou muito. Esse evento amplia o universo cultural e social dos nossos alunos”, afirmou o secretário de Cultura, Alan Leão.

Muitos nunca haviam visto uma apresentação de músicos profissionais ao vivo e estavam ansiosos. Camille Gonçalves, moradora do Santo Eduardo, estuda violino e comentou: “Já ouvi música clássica, mas ao vivo foi a primeira vez”, contou.

O maestro Sammy Fuks conversou com os alunos e os incentivou a continuar: “No Rio de Janeiro, faço um trabalho com crianças de diversas comunidades. A música aproxima as realidades, inclui as pessoas na sociedade. Para mim, é uma missão. As crianças não precisam se tornar profissionais da música, mas esse contato transforma, pode, inclusive, tirar a criança de um mundo de violência e drogas e colocar num mundo de harmonia”, disse.

Fuks contou que ainda não conhecia a escola de música de Embu das Artes, mas que havia ficado muito feliz ao saber que os alunos viriam: “Tenho certeza que a cidade está fazendo um ótimo trabalho com essas crianças, só de olhar para eles já se percebe. Vou começar a ler mais sobre a escola para conhecê-la melhor”.

Após o espetáculo, os alunos estavam animados. Natan da Luz, morador do Jd. Taima, estuda desde o ano passado flauta transversal: “Assistir ao vivo me inspira ainda mais para querer continuar a estudar”, falou.

Marcos Felipe mora no Jd. da Luz, toca violão na Escola de Música e estava emocionado: “Foi muito interessante, gostei de verdade. Esse evento deu mais ânimo, pois vejo um músico profissional desses e penso que também posso chegar nesse nível”.

Ao final, os alunos foram gentilmente recebidos pelo superintendente do shopping, Carlos Alcântara, e pela gerente de Marketing Alessandra Tiraboschi, que receberam um quadro das mãos dos estudantes.

Música para todos

Inaugurada em outubro de 2014, no Centro Cultural Santo Eduardo, a Escola Municipal de Música de Embu das Artes é a concretização de mais uma etapa do projeto de ampliação do acesso à cultura na cidade. Apenas três meses após o início das aulas, a escola já registra a participação de mais de 400 estudantes. O número tende a crescer, graças aos 500 instrumentos enviados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Escola Municipal de Música
Centro Cultural Santo Eduardo, rua Iva, 100