Aniversário de Embu das Artes: 150 mil pessoas participam de trio elétrico de Léo Santana

Sandra Martins
19/02/2024 - 16:24
Foto: Fábio Mendes

Apesar da forte chuva na tarde de domingo, 18/2, o aniversário de 65 anos de Embu das Artes foi um momento único. Pela primeira vez a cidade recebeu o cantor Léo Santana e seu trio elétrico, que arrastou uma verdadeira multidão: aproximadamente 150 mil pessoas participaram da festa que começou no Parque Francisco Rizzo e percorreu algumas ruas do centro.

O evento arrecadou 100 toneladas de alimentos, entregues ao Banco de Alimentos que, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, vão beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além do cantor baiano, artistas da região também se apresentaram como Latitude 10, Rei da Cacimbinha, Ricardo Fernandes, DJ Martini e Isaque Santos. A festa também trouxe movimento para o turismo e para a economia da cidade.

A história da emancipação

A emancipação político-administrativa da cidade de Embu das Artes aconteceu em 1959 por iniciativa de um grupo de emancipadores do município.

A autonomia conquistada após a criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.

A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1º de janeiro de 1960 juntos com os vereadores eleitos.

Em 2011, por meio de plebiscito, os moradores decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.